terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Copenhague: “A melhor cidade do mundo para ciclistas”


Copenhague, além de ser a capital da Dinamarca, poderia ser considerada a capital das bicicletas. Com uma estrutura voltada para o ciclismo, a cidade consegue fazer com que, diariamente, 55% dos seus habitantes se locomovam em cima de uma “magrela”.

A maior cidade dinamarquesa conta com uma população de 530 mil habitantes e 350 quilômetros de faixas segregadas e ciclovias. As bikes são tão populares por lá, que se tornaram uma marca publicitária. O meio de transporte alternativo se tornou referência cultural e ganhou espaço nas camisetas que parodiam o famoso slogan “I Love NY”, transformando-o em “I bike CPH”. Enquanto no dizer americano é usado um coração, os dinamarqueses optaram por trocá-lo por uma bicicleta vermelha.

Conforme explica ao repórter Gustavo Bonfiglioli, do Estadão, o planejador de tráfego da prefeitura, Niels Jensen, o sucesso do ciclismo na cidade é fruto de um planejamento de mais de um século. Antes mesmo de pensarem em carros, os dinamarqueses do século passado se mostravam preocupados com o uso das bicicletas.

Hoje, a cidade é referência mundial em estrutura para ciclistas e, ao contrário do que se esperava, o modelo de locomoção não é normalmente escolhido por ser ecologicamente correto, mas sim por sua praticidade. Uma pesquisa feita pelo governo, em 2008, mostrou que apenas 1% da população tem como objetivo contribuir com as causas ambientais. Outro fator que facilita a massificação desse meio de transporte é o fato de a cidade ser plana e possuir outras características geográficas favoráveis.

O ano de 1972 marcou a pior marca no uso de bicicletas no município. Eram cinco mil ciclistas para 20 mil automóveis. Hoje, no horário de pico, são 20 mil bikes para 17 mil carros. Mesmo que grande parte das pessoas não se importe com as causas ambientais, a construção de ciclovias faz parte do projeto de redução nas emissões de gases de efeito estufa da Dinamarca. O país pretende reduzir 20% de suas emissões até 2015.

Foi em 1994 que o ciclismo passou a receber mais investimentos por parte do governo dinamarquês e em 1995 a prefeitura de Copenhague instalou um sistema de locação de bicicletas. Para alugar uma bike, é preciso deixar 20 coroas dinamarquesas, que são devolvidas assim que as bicicletas retornam aos postos. A população só reclama de uma coisa: a dificuldade em encontrar vagas para as bicicletas. Mas, isso também acontece constantemente com os carros.

Com informações de Gustavo Bonfigliolido - Estadão.


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