terça-feira, 27 de julho de 2010

Porque os raios quebram?

Os raios geralmente quebram do lado direito da roda traseira. A roda traseira suporta mais do seu peso do que a dianteira, já que você senta praticamente em cima dela. Como a catraca fica do lado direito, os raios deste lado são fixados no cubo em um ângulo mais agudo. Eles precisam estar mais apertados para manter a roda centralizada no quadro. Assim, ficam mais vulneráveis a quebras.

São também os mais complicados para trocar, para poder passar o raio pela furação do cubo é necessário tirar o cassete. A corrente quando sai do cassete costuma danificar estes raios.

Um câmbio mal regulado pode fazer a corrente pular para fora do cassete e cair junto aos raios. Se você estiver pedalando pesado no momento, o que provavelmente estará, já que esta usando a última coroa, a corrente vai atuar como uma serra em cima dos raios. Caso você tenha que tirar o cassete para trocar algum raio, procure examinar os outros raios.

Caso você verifique que tem raio machucado além do seu quebrado, troque-o também. Mas faça um a um. Primeiro reponha o quebrado e tencione até ele voltar a dar o suporte ao aro. Depois retire o raio marcado e repita a operação. Dessa maneira, a roda não perde muito o centro, assim o ajuste final fica mínimo. Para evitar a quebra de raios por corrente escapada, a proteção de plástico que vai entre o cassete e a roda é bem efetiva. Câmbio bem regulado também.

Outro motivo vem de problemas com o aro. Quando um pneu esvazia muito rapidamente sem que você perceba, o aro pode sofrem alguma pancada que, além de marcá-lo, pode refletir no raio. Por isso, pneu murcho pode ser mais caro do que você imagina.


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