terça-feira, 20 de julho de 2010

Dica - Como Usar as Lentes de Óculos Esportivo.

Colorização
A cor da tonalidade determina as partes do espectro de luz que são absorvidos pelas lentes. Os fabricantes usam diferentes cores para produzir resultados específicos.

  • As tonalidades cinza são ótimas tonalidades de uso geral para reduzir a quantidade geral de brilho com a mínima distorção de cores. Lentes cinza oferecem boa proteção contra claridade, tornando-as uma boa escolha para dirigir e uso geral.
  • As tonalidades amarela ou dourada reduzem a quantidade de luz azul enquanto permitem um maior percentual de passagem de outras freqüências. Como o azul tende a ricochetar e se dispersarem diversos objetos, pode criar um tipo de claridade chamadoneblina azul. A tonalidade amarela elimina a parte azul do espectro e tem o efeito de fazer quase tudo claro e nítido. (Leia Por que o céu é azul? para obter mais informações sobre esse efeito.) É por isso que os óculos para neve são, normalmente, amarelos. Esta tonalidade realmente distorce a percepção de cores, o que o torna inadequado para qualquer atividade que dependa de precisão de cores.

  • As tonalidades âmbar e marrom também são boas tonalidades de uso geral. Elas têm o benefício adicional de reduzir a claridade e têm moléculas que absorvem freqüências de cores mais altas, como o azul, além dos raios UV. Há pesquisas que sugerem que as freqüências de luz perto da UV, como o azul e o violeta podem contribuir para a formação de cataratas ao longo do tempo. Na realidade, a Sun Tiger tem uma patente de uma versão particular dos chamados Bloqueadores de Azul. Esses óculos de sol também distorcem as cores, como as lentes amarelas, mas aumentam o contraste e a claridade.
  • As tonalidades verdes nas lentes filtram um pouco de luz azul e reduzem a claridade. Como as tonalidades verdes oferecem o mais alto contraste e maior precisão visual do que qualquer outra, são muito populares.
  • As tonalidades púrpura e rosa oferecem o melhor contraste de objetos contra um fundo verde ou azul. São uma boa opção para caça ou esqui-aquático.


    http://ciencia.hsw.uol.com.br/oculos-de-sol2.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário