segunda-feira, 5 de julho de 2010

Alessandro Petacchi, ciclista italiano da Lampre, venceu a primeira etapa da Volta à França

Alessandro Petacchi, ciclista italiano da Lampre, venceu hoje a primeira etapa da Volta à França, num sprint bastante “filtrado” com todas as quedas que aconteceram nos últimos quilómetros. Petacchi volta assim ao pódio do Tour, após 6 anos de ausência.

Alessandro Petacchi, ciclista italiano da Lampre, venceu hoje a primeira etapa da Volta à França, num sprint bastante “filtrado” com todas as quedas que aconteceram nos últimos quilómetros. Petacchi volta assim ao pódio do Tour, após 6 anos de ausência. Nesta longa etapa de quase 224 quilómetros, os protagonistas do dia foram três ciclistas que se fizeram à estrada logo nos primeiros metros. Apesar da chegada em pelotão compacto que era esperada, diversas quedas dentro dos três mil metros começaram a filtrar quem poderia ganhar ou não a etapa. Com um sprint potentissimo, o italiano conseguiu impor-se firmemente a Mark Renshaw (HTC-Columbia) e Thor Hushovd (Katusha).

Foi uma primeira etapa ao jeito de homenagem à maior figura do ciclismo mudial, Eddy Merckx, hoje no seu 65 aniversário, com a caravana do Tour a passar junto aos locais mais importantes da vida pessoal e da carreira do antigo ciclista.


A corrida começou logo a ser animada por Lars Boom, Rabobank, atacou logo nos primeiros 500 metros, com Maarten Wynants (Quick Step) e Alan Perez (Euskaltel-Euskadi) a responderem ao ciclista que corria em casa. O trio conseguiu alcançar uma longa vantagem de 7 minutos, no entanto foi uma vantagem controlada até ao final pelo pelotão.

No entanto foi só nos ultimos 30 quilómetros que a corrida mudou de figura. Wynants, na tentativa de conseguir o prémio de combatividade, aumentou o ritmo, deixando os dois companheiros para trás, numa altura em que a vantagem era menos de um minuto. No pelotão, o campeão nacional moldavo, Alexander Pliuschin da Katusha, fugiu e rápidamente juntou-se ao ciclista da Quick Step.


Os dois seguiram juntos até aos ultimos 10 quilómetros onde apesar de todos os esforços acabaram alcançados por um pelotão que ia sendo constituido pelos comboios das diversas equipas. As equipas dos sprinters iam lutando por uma posição na frente, até que a pouco menos de três quilómetros, um encosto entre Cavendish (HTC-Columbia) e Oscar Freire (Rabobank) acabou por tira-los da luta pelo sprint. Uns quilómetros mais à frente uma queda massiva faz um bloqueio completo de metade do pelotão, deixando o líder, Fabian Cancellara, no chão mas sem qualquer dano fisico. Já na luta pela vitória, um homem da AG2R colide com a roda traseira de Tyler Farrar (Garmin) caindo. Farrar fica com a bicicleta do homem da AG2R presa na sua roda traseira, impossibilitando-o de discutir o sprint.


Amanhã corre-se a segunda etapa, mais uma longa etapa entre Bruxelas e Spa, com um total de 201 quilómetros. Uma etapa maioritáriamente plana até ao quilómetro 100. A partir daí, vai ser constantes subidas e descidas, num traçado muito ao género das clássicas de primavera. A etapa termina com uma contagem de terceira categoria a 14 quilómetros da meta, que poderá original algum ataque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário