quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dica da Pedal Peças - Equipamentos de segurança

:: Equipamentos de segurança

Tanto o ciclista quanto a bicicleta contam com recursos específicos para aumentar a segurança durante o trajeto e possibilitar um percurso tranqüilo:

Do ciclista

- Capacete;

- Óculos;

- Luvas;

- Fitas refletivas;

- Presilhas.

Da bicicleta

- Espelhos retrovisores (lado esquerdo do guidão);

- Refletores traseiros (vermelho, posicionado no canote do selim);

- Refletores de pedais;

- Par de refletores para montagem nos raios das rodas;

- Refletor para guidão (branco);

- Farol dianteiro;

- Buzina ou campainha (lado direito do guidão).

Alguns equipamentos de segurança são essenciais e devem ser escolhidos de acordo com a necessidade do ciclista. Conheça mais sobre eles.

Capacete

Mesmo em baixa velocidade, a cabeça do ciclista pode se chocar com objetos sólidos. O uso do capacete evita ferimentos mais sérios nos acidentes. Um bom capacete deve ser de material de cobertura resistente, com intermeio capaz de absorver os choques e espaço suficiente para permitir o arejamento. Modelos que cobrem completamente a parte posterior de sua cabeça previnem contra fratura na base do crânio, sua audição e visão.

Materiais refletivos

Fitas refletivas fixadas no guidão, quadro, pára-lamas e roupas

permitem que os motoristas visualizem ciclistas em ruas escuras. É recomendável vestir roupas brancas, cores claras ou vestimenta de segurança laranja - fosforescente, facilmente visível.

Refletores para a bicicleta

A bicicleta deve ter refletores afixados nos raios da roda, que auxiliam na visibilidade noturna. Na frente: branco; atrás: vermelho; pedais: branco; raios dianteiros: branco; raios traseiros: vermelho (estes, se ajustados corretamente, não interferirão no movimento das rodas).

Presilhas ou biqueiras

Com prática, esse acessório permite ao ciclista empurrar e puxar os pedais, a fim de aumentar a potência de bicicleta. Também impedem que os pés escorreguem ou enrosquem-se nos raios da roda.

Espelhos

A bicicleta pode fazer um movimento brusco para os lados quando o ciclista virar a cabeça para trás para ver o tráfego. Um espelho retrovisor poderá ajudá-lo a visualizar o tráfego sem precisar virar a cabeça. Um bom espelho é o convexo (usado em motocicletas) e colocados nas laterais do guidão.

Buzina ou campainha

Uma campainha pode ser ouvida a até 30m além da bicicleta. Não se esqueça de que um grito bem alto também ajuda. Apitos e sirenes não são permitidos.

Bagageiros

O bagageiro deve ser usado na traseira da bicicleta porque é mais estável do que os montados na frente do guidão.

Descanso lateral

Para estacionar a bicicleta use o descanso lateral. Nunca deixe a bicicleta caída, o que pode afetar o câmbio, rodas, breque e quadro. As bicicletas também podem ser apoiadas em árvores, postes ou outros suportes. Não bloqueie as calçadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário