quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ciclistas estão em viagem pela América Latina em defesa do meio ambiente

Lidiane Guimarães Vieira, 29, técnica ambiental, e Evandro Luiz Leitão de Oliveira, 45, analista programador de sistemas, partiram de São Paulo em outubro de 2009 para percorrer a América Latina de bicicleta, realizando peça de teatro de fantoches para crianças do Ensino Fundamental na faixa etária de 6 a 11 anos, com o objetivo de despertar o entusiasmo e o amor pela natureza.

O casal está em Mossoró, proveniente de Fortaleza (CE), divulgando o Projeto "Pé no Pedal e Lixo no Lixo", a fim de promover o desenvolvimento do conhecimento, de atividades e de habilidades necessárias à preservação e a melhoria da qualidade ambiental, trabalhando os temas efeito estufa, lixo, degradação, defeso e equilíbrio ambiental.
Os ciclistas já contabilizam mais de sete mil quilômetros pedalados pela costa brasileira, cortando praias, estradas de terra, rodovias estaduais e evitando o perigo das rodovias federais (BRs), visitando comunidades e estimulando também a ciclocultura, cultivando o uso da bicicleta de forma permanente e benéfica, promovendo-a como veículo de transporte, lazer e esporte ético e sustentável.
Segundo Evandro Oliveira, que convidou Lidiane Vieira para a viagem, a bicicleta é um veículo poderoso por permitir o acesso a todos os lugares como praias, lamas, atoleiros, rios, pedras, jangadas, canoas, matas e outros locais que outros veículos não passam.
"Em todos os povoados ou cidades que se passa a atenção das pessoas pelo o fato de estar viajando de bicicleta é muito grande. A maioria gosta de conversar e saber da viajem. Através dessa curiosidade, é que se torna possível a atenção sobre a conscientização ecológica dos povoados", conta. 
O CONCEITO
A proposta, segundo ele, é percorrer a América Latina de bicicleta, ensinando não apenas conceitos, o que poderia ser feito por qualquer professor. "Trabalhamos a ecologia interior de cada indivíduo, desenvolvendo um mundo com mais amor, ação correta, a verdade, a não-violência e a paz", diz Evandro.
Lidiane Vieira acrescenta que a intenção também é transferir valores, como a dignidade, a formação de caráter, carreando esses valores para o meio ambiente, ou para qualquer situação na vida das crianças, sempre alertando para a degradação e outros problemas ambientais que ameaçam a natureza.
"Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente, daí a importância da educação ambiental, principalmente entre os mais jovens, para formarmos nova geração mais comprometida com o planeta", diz a técnica ambiental.
Para ela, a educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe, a médio e curto prazos, atingir todas as crianças através de um processo pedagógico participativo, que procura incutir na educação uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

Poluição do rio Mossoró decepciona ativistas
A dupla de ciclistas se decepcionou com as notícias de poluição do rio Mossoró, embora a correnteza atual devido às chuvas não demonstre a fedentina e os aguapés decorrentes da poluição, comuns na maior época do ano.
O ponto positivo, segundo eles, é o potencial eólico verificado pelo casal na costa do Ceará e do Rio Grande do Norte. "Gostaríamos que existisse isso no Brasil inteiro, no mundo inteiro. Todo mundo sairia ganhando com isso", diz Evandro.
Evandro e Lidiane chegaram anteontem a Mossoró, onde estão hospedados com apoio da Gerência Executiva do Turismo, para realização do trabalho nas escolas do teatro de fantoches, cujo cronograma e locais estão sendo definidos.
Estão entre Mossoró e Tibau, hospedados com ajuda de um casal amigo. Eles não impõem cobrança pelas apresentações e arrecadação para custeio da viagem é feita de forma voluntária.

A VIAGEM
O destino é a América Latina, mas a viagem ainda está no estágio Brasil. Pedalando pelo litoral brasileiro, pretendem estar na Venezuela em setembro ou outubro. Da Venezuela, vão de avião a Cuba, de onde decolarão para o México, onde querem estar em dezembro.
De lá, o itinerário é El Salvador, Honduras, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. "Precisamos mudar o comportamento do homem em relação à natureza no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável", diz Evandro.
E Lidiane complementa que se trata de processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações atuais e futuras, compatibilizando práticas econômica e conservacionista, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.

PERFIS
Lidiane Guimarães Vieira - São Paulo
Técnica Ambiental - Senac-SP, Técnica em Guia Ecológica, Curso de Permacultura. Experiência em Trips e Caminhadas, como a de Parati a Trindade por trilhas e praias, passando pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Cairuçu e reserva ecológica da Joatinga. Guia de atrativos naturais (ecológico) na região de Parati. Cinegrafista, auxiliar de convés em embarcações turísticas (escunas) na região de Parati.

Evandro Luiz Leitão de Oliveira (45) - São Paulo
Formado em Tecnologia de Processamento de Dados, Analista Programador de Sistemas. Experiência em viagens de mochila por quase toda a América Latina e Brasil, como Machu Picchu, Deserto de Atacama, La Paz, Nordeste, Sul, Norte do Brasil e outros.

NOTA DO BLOG: amigos ciclistas, estive quinta-feira passada com esse casal no hotel onde eles estavam hospedados, recebi um e-mail de Evandro solicitando a minha presença para podermos conversar um pouco sobre seu projeto e queria um apoio logístico para a sua melhor locomoção na cidade, coloquei ele em contato com toda imprensa mossoroense e sugeri alguns nomes de colégios que eles poderiam procurar para fazer seu projeto, já vem algum tempo que venho acompanhando o passo a passo desse casal nas suas andanças pelo no amado Brasil e já tinha conhecimento que ele ia me procurar devido ao amigo Frank Dantas ter repassado pra ele meu contato desde do ano passado e por mera acaso do destino estive na casa de Benilto um grande amigo e idealizador do Rapadura Bikers  Natal ele tinha também passado meu contato para Evandro e Lidiane no tempo que estive com esse casal perguntei muito, conversamos muito e no final fiz uma entrevista com eles que postarei quando eles deixarem nossa cidade para dar um pouco de saudades dos amigos aventureiros.



PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário