sexta-feira, 13 de maio de 2011

29” versus 26” – Quem ganha essa batalha?

Vantagens e desvantagens de se adotar uma 29er.
Por Racquel Tomaz

Não que seja uma novidade das fabricantes de bicicleta, mas as bikes de aro 29” tem vindo com uma força suficiente para reavivar o debate sobre os prós e contras das chamadas 29ers (twentyniners). Quando o uso das big bikes estourou nos Estados Unidos, o mundo acreditou se tratar apenas de uma nova moda passageira e que não haviam vantagens suficientes para considerá-las tão inovadoras quanto se propunham.
Mas, agora, a discussão continua em aberto e o número de adeptos das 29ers continua crescendo nos EUA e a “febre” está tomando conta da Europa e chegou também ao Brasil. Antes de decidir trocar a sua bike aro 26” por uma de aro 29”, é necessário analisar cada vantagem e desvantagem e, a partir de suas prioridades, optar pela mais adequada.
As 29ers têm menor ângulo de ataque.

Vantagens
  • As big bikes tem maior estabilidade, quando em maiores velocidades;
  • mais grip;
  • mais conforto e segurança em descidas;
  • menor impacto na transposição de obstáculos ou buracos, além de menor perda de velocidade;
  • menor probabilidade de afundar na lama ou areia, devido à maior superfície de contato e, logo, menor pressão exercida.

Desvantagens
  • Lentidão nas curvas;
  • maior peso da bike, já que a dimensão do garfo, quadro e câmeras também são maiores. O peso da bike, mais sentido nas subidas, pode aumentar em até um quilo;
  • menor agilidade;
  • dificuldade no arranque – mais energia demandada para acelerar a bicicleta.
Existem algumas dicas que podem ajudar em alguns desses pontos negativos. Para lidar com as subidas, por exemplo, pode-se adotar uma coroa pequena, com apenas 20 dentes. Com o emprego dessa coroa menor, o desempenho nas subidas seria similar às bikes aro 26”. Já para solucionar o problema com as curvas, deve se dar atenção especial à escolha do guidão: dê preferência a guidões do tipo flat. Essa escolha poderá facilitar a execução de curvas mais difíceis.
Essas pequenas dicas não são regras e tampouco suficientes para eliminar as desvantagens da 29er. Mas lembre-se de que toda mudança traz consigo uma necessidade de adaptação e de que cada produto tem uma especificidade e um propósito. Ainda há uma grande divergência nas opiniões quanto à pertinência das big bikes em competições, já que elas são menos ágeis, mas uma cicloviagem sobre uma aro 29” com todo esse conforto que ela oferece me parece um ótimo plano!


PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário