sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dica da Militar Bike Sobre Pneus de Trilha e Asfalto.




"A verdade sobre os pneus de Mountain Bike

Cada vez mais as pessoas estão aceitadomehor a idéia de que pneus mais largos oferecem mais controle, mais conforto e mais diversão. Porém se você é como o cientista Peter Nilges e está interessado apenas na velocidade que cada pneu proporciona você vai gostar do que vai ler aqui.
O cientista alemão queria determinar qual a melhor combinação entre largura e calibragem do pneu para se obter a melhor performance. Com a ajuda de medidores de potência SRM, ele pôde determiar o exato gasto de energia em cada situação.
Ele testou três pneus diferentes (os pneus da Schwalbe Fast Fred, Racing Ralph e Albert Brothers) em três diferentes larguras e com quatro calibragens diferentes (21, 28, 43 and 57 p.s.i.). O percurso de teste era uma subida com 460m de comprimento, onde possuia , lado a lado, uma superfície de pedras, asfalto e grama. Perto de 350 testes foram realizados totalizando 150km.

Efeito da largura do pneu sobre a resistência de rolagem

Efeito da largura do pneu sobre a resistência de rolagem. Repare que na grama a resistência
a rolagem é 3 vezes maior.
O estudo testou pneus 2.0 a 2.4. Enquanto na estrada (asfalto) não existe diferença siginificativa entre pneus mais finos e pneus mais grossos, na trilha os pneus mais grossos rodam mais facilmente! Quanto pior o chão maiores as vantagens de um pneu mais largo, como mostram os dados obtidos na grama.
Pneus mais largos requerem 15,4 W a menos para manter a mesma velocidade se comparado com pneus mais finos.
Um pneu mais largo apresenta uma área de contato com o solo mais larga, porém mais curta, isso se traduz em um pneu que rola mais facilmente no chão (um pneu mais rápido).
Explicação: Um pneu mais murcho se adapta melhor a superfícies irregulares, pois afunda menos no chão, sofrendo assim menos arrasto. Pneus mais finos são recomendados para atletas mais leves, ou em trilhas extremamente enlameadas.

Pressão do pneu e resitência a rolagem

Fora da estrada os ganhos com a redução dos pneus são maiores, pois no ambiente off-road a resistência de rolagem é menor num pneu mais murcho. Para você ter uma idéia reduzir a pressão dos pneus, por exemplo, de 57 p.s.i. para 21 p.s.i. significa uma economia de 20 W para manter uma mesma velocidade.
A principal razão para isso é que o pneu mais murcho se adapta mais facilmente as irregularidades do solo.
Outro teste interessante foi a comparação de um pneu mais grosso, com menor calibragem (21p.s.i.), com um pneu mais fino e mais calibrado (57 p.s.i.) para uma mesma velocidade. O que deu uma diferença de 50 W a menos na primeira situação.

Conclusões

Qualquer um que queira andar mais rápido na trilha deve diminuir a pressão de seus pneus. Quanto mais difícil for o terreno mais diferença você irá sentir. Além de ter seu conforto e tração melhorados também.
Devido a sua estrutura mais fina e flexível os pneus semi-slicks são a melhor opcão para diminuir a
resistencia de rolagem. Porém com uma menor pressão, o risco de furar será maior (o que é facilmente resolvido ao montar o pneu tubeless com líquido selante) e a tração de um pneu semi-slick é limitada.
A resposta para a pergunta – qual a melhor largura de pneu para mim? Respondo sem titubear que tanto para provas de cross-country como para maratonas, um pneu mais largo com menos pressão sempre irá andar mais rápido.
O estudo acabou também com um dos mitos a respeito de pneus pesados. Frequentemente ouço ciclistas dizendo que um pneu mais grosso demora mais para acelerar, o que é verdade, mas frequentemente isso é superestimado. Um par de pneus que seja 500g mais pesado requer uma força adicional de apenas 4.2 W de potência para acelerar de 0 a 25km/h em 4s. Por outro lado, como já comentamos aqui, em superfícies como a grama o pneu mais grosso economiza por volta de 15,5 W de força para manter uma mesma velocidade. Além do que os efeitos sobre a aceleração afetam uma parte menor de sua prova enquanto que os efeitos relacionados a resistência de rolagem são mais duradouros.

Dicas do Rodrigo:

Você pode fazer os sues próprios testes, tomando alguns cuidados. Durante um teste de resitência a rolagem, você deve manter a pressão dos pneus constantes caso queira testar 2 larguras de pneu (é importante dizer que os pneus devm ser da mesma marca. Quando o piso é ruim o pneu mais murcho, tem menor resistência a rolagem pois consegue absorver os pequenos buracos e irregularidades, diferente de um pneu mais cheio que faz com que a bike inteira e o ciclista sejam deslocados para cima e para baixo ao passar num obstáculo, o que requer mais energia para manter uma determinada velocidade. Isso é a mesma razão pela qual bicicletas full-suspension e pneus tubeless (que andam com menos pressão) também tem menor resistência a rolagem.

Referências: http://www.mtbonline.co.za/downloads/Rolling_Resistance_Eng_illustrated.pdf"

"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"





PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário