sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cobertura NACIONAL do Desafio das Falésias no PEDAL.COM.BR


Circuito Ceará Adventure de Bike #3 - Fotos e Resultados

Falésias de Beberibe recebeu mais de 200 ciclistas

O campeonato de montain biking do Norte e Nordeste é um dos melhores daquela região. Começando pela grande estrutura; similar às provas do sul do país, com mais de 60 pessoas envolvidas na organização, como batedores em motos, fiscais em pontos de apoio, equipe médica (duas ambulâncias particulares), suporte técnico, equipe de som etc. Também fazem parte, uma outra equipe e estrutura de assessoria de mídia; cronometragem digital, três fotógrafos, cinegrafistas e imprensa... E querem mais? Helicóptero surpresa em algumas das etapas.
imagem

Manter a satisfação dos pilotos, disciplina na organização e qualidade em todas as etapas são alguns dos ingredientes do diretor e organizador da prova, Marcelo Facó, que ainda é proprietário de loja. Segundo ele, a intenção do campeonato surgiu há cinco anos atrás, quando não tinha algo parecido no Ceará. Neste período, Facó ainda não tinha loja de bicicleta e resolveu arriscar. Ao longo dos anos, a competição foi ganhando forças, novos adeptos e patrocinadores que acreditaram no formato, resultando no sucesso que é hoje - ocasionando, mais tarde, a criação da loja.

Em um formato diferente de corrida em que estamos acostumados a ver regularidade e apenas duplas participantes, cada etapa também recebe um tema diferente, que corresponde a um novo desafio, associado - proposital - ao seu "estilo e ambiente" do local. Esta terceira etapa, por exemplo, Desafio das Falésias, foi na pacata cidade turística de Beberibe (cerca de 80km de Fortaleza); em um dos cenários mais belos do estado.

Para os participantes, pedalar pelos Monumentos Naturais das Falésias de Beberibe é uma sensação indescritível, sem falar do longo trecho de praia: um visual de causar inveja a qualquer um.
imagem
Os diferenciais da competição

Antes de começar a prova, todos os atletas passam pelo portal de identificação, na qual recebem a marcação das placas, planilhas de prova e isotônicos. Neste momento, um fotógrafo registra tudo da dupla que, na conclusão da prova, recebem uma foto impressa e medalhas de participação. Um chuveirão finaliza com frescor a participação dos felizardos.

Como se não bastassem as inúmeras "mordomias", cada dupla vencedora concorre a duas bicicletas Specialized Hardrock por etapa. E no final, se a dupla participou de todas ao longo da temporada, concorre mais duas bicicletas do mesmo modelo na grande festa de encerramento. Querem saber como é esta mega festa? Só no final do ano.
imagem
As disputas

Nem o sol forte e nem a areia fofa atrapalharam o desempenho dos mais de 200 atletas no Desafio das Falésias. A terceira etapa do Circuito Ceará Adventure de Bike 2012 esquentou as disputas pelo título da temporada, que só vai ser definido na última etapa. Além de muita competição, as belas paisagens do litoral cearense proporcionaram uma motivação diferente para os ciclistas.

A prova reuniu trechos de boa velocidade e outros com mais obstáculos, exigindo dos competidores boa técnica e preparo físico. A quilometragem mais baixa (28km para Turismo e 55km para Graduado) em relação à etapa anterior do Circuito não significou vida fácil para os atletas. “A cada etapa tentamos surpreender os inscritos na competição, mas é bom ver que o nível dos atletas também tem crescido. Isso motiva a organização da prova”, destacou Marcelo Facó, idealizador do Circuito.

Na categoria Turismo Masculino, a dupla Endurance III / Los Hermanos teve problema com uma das bicicletas e abandonou a prova. Melhor para a dupla Clean Sound, que chegou na frente. Disputa acirrada mesmo ficou para a categoria Graduado Mista. A dupla Bike Ceará / Endurance chegou em primeiro lugar com apenas 42 segundos de diferença para o Casal Extreme. “O percurso foi meio invertido, se comparado ao Desafio das Falésias das outras edições. Isso aumentou a dificuldade, mas é sempre lindo pedalar na praia”, afirmou Joana Nóbrega, ciclista da dupla Bike Ceará / Endurance.

Entre os ciclistas Masters, destaque para a disputa de terceiro lugar. As duplas Savana Bike Team e Tom & Jerry chegaram tecnicamente juntas e dividiram a posição. O segundo lugar ficou para AC / Bike Ceará e o primeiro para a dupla Elemento X e Macaco Louco.

Este desafio marcou a metade da temporada do Mountain Bike cearense, agora faltam duas etapas Desafio dos Sertões e Bike da Lua Cheia. As datas serão definidas pela organização e serão divulgadas no site oficial.
imagem
Resultados Oficiais

Turismo Masculino

1º Clean Sound – 1h25min47seg
2º Trilha Nativa – 1h31min52seg
3º Bike Ceará – 1h32min12seg
Turismo Mista

1º Aos Trancos e Barrancos – 1h42min15seg
2º Mateus e Aninha – 1h46min39seg
3º Bike Endurance – 2h58min3
Graduado Masculino

1º Bruttus /Roda Presa – 3h03min56seg
2º Severos – 3h07min27seg
3º Equipe Roma – 3h10min00seg
Graduado Mista

1º Endurance Bike Ceará – 3h24min06seg
2º Casal Extreme – 3h24min48seg
3º Zona Alvo / Ciclone / M&M – 3h45min23seg
Graduado Master

1º Elemento X e Macaco Louco – 3h17min48seg
2º AC / Bike Ceará – 3h18min28seg
3º Savana Bike Team – 3h23min35seg
Tom e Jerry – 3h23min35seg
SERVIÇO

Circuito Ceará Adventure de Bike 2012
3ª Etapa – Desafio das Falésias - Beberibe
Informações: http://www.bikeceara.com.br

clique aqui e vejam toda cobertura do DESAFIO DAS FALÉSIAS NO  PEDAL.COM.BR: http://www.pedal.com.br/circuito-ceara-adventure-de-bike-3-fotos-e-resultados_texto5853.html

PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário