Publicado em 22 de fevereiro de 2011 por Administrador
Texto: Marcos Adami –
O tempo é precioso em corridas de bicicleta. Disso todo mundo sabe. O que pouca gente sabe é como trocar um pneu – o mais rápido possível – e ainda continuar numa prova.
Diferentemente das provas de ciclismo, em que as equipes são responsáveis pela substituição da roda da bike, no mountain bike o próprio piloto deve fazer a substituição da câmara furada.
O piloto ituano Marcio Ravelli, 11 vezes campeão brasileiro de mountain bike é bastante experiente e rápido em trocas de câmara e é capaz de substituir uma câmara em meros 50 segundos.
No ciclismo, uma roda dianteira é trocada em 10 segundos, contando a desaceleração e a aceleração.
Ravelli conta que em uma etapa da Copa do Mundo em Portugal, em 1996, estava entre os 30 quando teve um furo.
“Troquei e montei a câmara e voltei para a prova e terminei em 32º”, relembra. “Em 1993, no Iron Biker, estava na liderança, com bastante vantagem, quando tive um pneu furado. Fiz a troca rapidinho e ainda voltei como líder da prova”.
PASSO A PASSO
Leve uma câmara já semi-inflada e dobrada no bolso traseiro da camisa de ciclismo.
No caso de furo, pare imediatamente num local limpo e seguro. Se o pneu furado for o traseiro, baixe as marchas para a menor catraca para facilitar a retirada da roda.
Abra a blocagem, solte o cabo do V-Brake e retire rapidamente a roda. No caso das bikes de ciclismo, abra a ferradura.
Com a ajuda da espátula, retire um lado do pneu, retire a câmara furada e guarde-a no bolso.
Encaixe o bico da câmara nova no local correto e a seguir instale a câmara semi-inflada dentro do pneu.
Com as mãos encaixe as bordas do pneu no aro.
Evite usar as espátulas.
Após o pneu estar todo encaixado no aro, engate a bomba de CO2 e acione o gatilho.
Com o pneu inflado, instale a roda na bike e encaixe o cabo do V-Brake.
Por fim verifique se a roda está girando livremente, guarde as ferramentas e pronto. Não deixe lixo na trilha.
OUTRAS DICAS
Treine em casa. Na hora “H” o treinamento vai fazer toda a diferença
Pneus com a lateral de Kevlar, além de mais leves, são muito mais fáceis de montar e desmontar e dispensam espátula
Leve sempre mais de um cilindro de ar comprimido. Em provas longas o ideal são três cilindros.
Fique sempre atento às condições de conservação do pneu e da câmara para evitar surpresas
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