segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Feliz aniversário - Carta do Meu Pai.

Feliz aniversário

Se Deus tiver um idioma para sua expressão, certamente essa língua bendita e divina há de ser a música. Esta é uma frase que me apropriei de um artigo de Paulo Linhares “Música e a vida”, que publiquei no meu site.

Sempre tive uma relação muito íntima não, de fascínio com a música - não de conhecer, mas de apreciador-, talvez porque ela diz coisas que temos necessidade de fazê-lo, mas por medo, orgulho ou por puro e simplesmente timidez não dizemos.

A música tem essa capacidade divina. Às vezes terapêutica, às vezes tenaz, vezes expõe a aptidão que o homem tem de matar, aniquilar seus semelhantes. Os clarins que soavam com mimos a embalar as orgias palacianas do Império Romano, também, em notas altas dissonante, agitavam as frenéticas multidões nas arquibancadas para a enxurrada de sangue que inevitavelmente tingia as areias das arenas, nos calabouços do imponente Coliseu gladiadores sentiam na pele a vibração dos acordes que soavam como sentença de vida e morte.

O ano de 1980 foi bom para uns, ruim para outros. Mas, sempre embalado por algum tema musical. Três coisas me marcaram o ano de 80. Primeiro o nascimento do meu primeiro filho; as Olimpíadas de Moscou e a morte de John Lennon, fevereiro, julho e dezembro respectivamente.

Falando cronologicamente de trás pra frente. Estava com Polary no colo quando Isi me chama na sala para assistir a notícia do assassinato de Lennon. Confesso que fiquei triste, no auge dos meus 20 anos perdia um ídolo que ainda não tinha tido tempo de conhecer. Tive contato com seu trabalho um ano antes, muito embora já tivesse ouvido alguma coisa, mas discutir, ler, ouvir com uma visão diferente isso aconteceu na redação do jornal Gazeta do Oeste.

As Olimpíadas de Moscou boicotadas pelo imperialismo americano, a televisão nos mostrava um efeito plástico manipulado por milhares de camaradas que sob tabletes de papelão fazia o Mascote das Olimpíadas, o ursinho Misha e o mundo chorar por causa da decisão americana de não participar do evento. Hoje me pergunto será que aquelas lágrimas que invadiam o mundo ocidental não era prenúncio da vitória da corrosão/corrupção que comia de dentro pra fora o sistema ditatorial dos companheiros? Naquele dia vi várias pessoas com os olhos cheios d’água, inclusive Canindé Queiroz.

Embalamos muitas vezes nossos sonhos de revolucionários de nada, nos acordes de Czardas, gravada pelos Incríveis.

Dia, 27 de fevereiro de 1980. Nesta quarta-feira nascia meu primeiro filho. Isto sim, verdadeiramente mudou minha vida. Logo aprendi que a vida depende da vida, um filho não é meramente um indivíduo que pertence às estáticas demográficas do país, mas uma pessoa que fará parte da sua vida enquanto a tiver e você, nem sempre, fará parte da dele.
Filhos nos ensinam a sermos mais humildes, a perdoar, a esquecer, a ter responsabilidade, a ter coragem. Shakespeare dizia que "Ter um filho ingrato é mais doloroso do que a mordida de uma serpente!" Por outro lado afirmava que “O sorriso sincero de um filho feliz, são as portas do Paraíso.” O ano de 80 me presenteou com um filho.

Sim, a música? Bom a música é FANATÍSMO, um poema de Forbela Espanca que Fagner gravou e eu costumava cantar para Polary dormir:

Fanatísmo - Fagner


Minh' alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver
Não és sequer a razão do meu viver
pois que tu és já toda minha vida
Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história, tantas vezes lida!
“Tudo no mundo é frágil, tudo passa...”
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina, fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
“Ah! podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como um deus: princípio e fim!...

Eu já te falei de tudo, mas tudo isso é pouco,
diante do que sinto.

Sempre que eu cantava, embalado numa rede pondo você pra dormir, quando chegava no refrão:
Não és sequer a razão do meu viver
pois que tu és já toda minha vida
Sua mãe rindo perguntava: “ hum! quero saber quem é essa?”.
Hoje, quando você faz uma coisa que não deveria ter feito e alguém diz: “Polary é assim mesmo, só pensa nele”. Corro para ouvir Fanatismo.
O compositor americano, Brian Wilson disse que a música é a voz de Deus.Espero que você tenha uma música para lembrar de seus filhos.
Bom meu filho, é isso. Feliz Aniversário.
Seu pai, Brito.

NOTA DE FILHO: Simplesmente não sei o que escrever e como descrever o que estou sentindo, apenas resumirei em uma unica frase: EU TE AMO MEU PAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário