terça-feira, 20 de setembro de 2011

Jornal Gazeta do Oeste - Dia Mundial Sem Carro


Dia Mundial sem Carro reunirá ciclistas na quinta-feira

Ciclistas querem difundir o uso da bicicleta e chamar a atenção para os problemas que enfrentam diariamente ao encarar o trânsito mossoroense
Postado em 20/09/2011 às 08:50 horas por Bruno Soares na sessão Mossoró
As bicicletas são usadas para passeio e locomoção, alem de serem boas alternativas para a prática de atividade física. Por todos os cantos da cidade há sempre alguém pedalando. Apesar de estarem em grande número, a preocupação e respeito com os ciclistas são quase nulas. Um exemplo é a ausência de ciclovias na cidade.

Na próxima quinta-feira, dia 22, uma atividade será realizada para comemorar o Dia Mundial sem Carro. Os ciclistas vão realizar uma ‘bicicletada’. Eles querem difundir a prática do Ciclismo e chamar a atenção para os problemas que enfrentam diariamente ao encarar o trânsito mossoroense sob duas rodas não motorizadas. Circular por onde nem motoristas e motociclistas se respeitam é colocar a vida em jogo.

Para exemplificar a exclusão, os ciclistas foram deixados de fora da programação da Semana Nacional do Trânsito de Mossoró. “Não tem nada em específico destinado aos ciclistas. Mas temos em nossas palestras nas escolas, para os estudantes do 1º ao 9º ano, temas voltados ao ciclismo”, explicou Maribel Machado, pedagoga da Gerência de Trânsito (GETRAN) do município.

Antes disso, os ciclistas já haviam sido esquecidos em uma Audiência Pública que a Câmara Municipal de Mossoró (CMM). Nenhum representante foi convidado a participar do encontro que aconteceu na semana passada. “Eu sei que não foi por maldade, mas acho inadmissível que nenhum ciclista tenha sido convidado”, lamenta o ciclista Alex Polary.

O assessor parlamentar, além de ciclista, como gosta de lembrar é um dos principais defensores da categoria na cidade. Na internet ele é responsável por um blog que traz informações, eventos, reivindicações e assuntos gerais que tratam das chamadas ‘magrelas’. O endereço é o www.ciclismomossoro.blogspot.com.

Em Mossoró existem pelo menos oito grupos, com aproximadamente dois mil ciclistas que se reúnem regularmente e saem pedalando pela cidade. O número de adeptos é tão grande que Alex Polary já está pensando em criar uma associação. Por enquanto, o projeto ainda está sendo elaborado.

Além de pedalar pelo simples prazer, os grupos realizam eventos beneficentes e outros para chamar atenção para os benefícios que o ciclismo traz para a saúde e para o meio ambiente.
 

 


AÇÕES

Nesta quinta-feira, 22, haverá pelo menos duas atividades para os que gostam de pedalar. Uma delas é uma bicicletada pelas principais ruas da cidade em alusão ao Dia Mundial sem Carro. A largada está prevista para as 19h, saindo do Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O público esperado é acima de 100 participantes.

A outra atividade que depende ainda de confirmação, vai ser no mesmo dia, porém pela manhã. “Vamos ter um evento intermodal. Vai sair uma pessoa de ônibus, uma de carro, uma de moto, uma de bicicleta e outra a pé, ao mesmo tempo e de um mesmo local”, explica Polary.

O objetivo, segundo ele, é verificar quanto tempo cada pessoa leva e as dificuldades de mobilidade urbana que enfrentam durante o percurso. Um grupo vai sair do Abolição e o outro do Alto de São Manuel, ambos com destino ao Centro. A hora e o local exato da partida ainda não foram definidos pela organização.

Com informações do repórter Bruno Soares
Fotos: Ednilto Neves/Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário