quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Hoje Tem BICICLETADA.



o Blog Ciclismo Mossoró em parceria com a Bicicletada Mossoró, promoverão uma bicicletada nesta quinta-feira em comemoração ao dia mundial sem carro e vamos fazer o desafio de INTERMODAL que é medir o tempo que varias pessoas vão sair do mesmo ponto de partida e terá o mesmo ponto de chegada, sendo que cada uma das pessoas vai usar o meio de transporte sendo eles, ÔNIBUS, MOTO, CARRO, APÉ E BICICLETA, depois veremos qual o meio de transporte mas rápido e com mais eficiência de nossa cidade,  os blogs também já começaram uma campanha de conscientização dos condutores de veículos a respeito da LEI 9503 onde o artigo 201 diz o seguinte: "DEIXAR DE GUARDAR A DISTÂNCIA LATERAL DE UM METRO E CINQUENTA AO PASSAR OU ULTRAPASSAR A BICICLETA" é sujeito a multa e pontos na carteira, o blog tendo essa visão de informar e ser um formador de opinião, procura parceiros para que está campanha venha a beneficiar a todos os ciclistas e os condutores de veículos.



Local de saída: Teatro Dix-Huit Rosado
Hora Saída: 19:00 horas
Hora de Chegada: 21 horas na Sorveteria Frutare (Em frente as Caixas D´agua por tras do Wilson Rosado)
Distância: 8 km
Data: 22/09 Quinta-feira







MATÉRIA SOBRE O TRÂNSITO DE MOSSORÓ
 - JORNAL O MOSSOROENSE


Polícia Rodoviária Estadual informa que Mossoró e região registram média de 138 acidentes por mês



Do início deste ano até o último dia 20, o 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) registrou na jurisdição que compreende Mossoró e mais 26 municípios da região, 1.247 acidentes de trânsito. Uma média de 138 acidentes por mês. O levantamento foi divulgado ontem, 21, durante a ação educativa em alusão ao Dia Internacional da Paz Mundial.


Conforme o comandante do 2º DPRE, capitão Maxmiliano, desse volume de acidentes de trânsito 861 resultaram em danos materiais, 370 em lesões corporais e 16 pessoas morreram. Capitão Maxmiliano destaca que do número total de acidentes, o levantamento aponta que 49,88% envolvem pessoas da faixa etária entre 26 e 40 anos de idade.


"Essas pessoas foram orientadas pelo antigo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que não obrigava a promoção de ações de educação no trânsito. Atualmente, trabalhamos a conscientização desde a infância, para no futuro mudarmos essa realidade. Mas esse processo deve surtir resultados expressivos a médio e longo prazos. E agora com Fórum Permanente criado este ano, estamos constantemente promovendo reuniões, palestras e ações educativas", explica o capitão Maxmiliano.
Apesar das atividades de conscientização da segurança no trânsito se intensificarem durante a Semana Nacional de Trânsito, o assunto vem sendo abordado com crianças de 48 escolas da rede municipal e estadual de ensino, é o que assegura Selimar Silveira, coordenadora pedagógica da Educação no Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Mossoró.


Para a especialista, nesse período as crianças já têm discernimento para discutir o assunto. "As ações de conscientização são trabalhadas dentro da disciplina Educação no Trânsito com alunos da educação infantil ao 5º ano da rede municipal. Porém, existe um projeto de lei que visa implantar essa disciplina em todas as escolas", revela Selimar Silveira.


Acidente de trânsito, além do risco de morte, pode deixar sequelas físicas e psicológicas nas pessoas. O cidadão Mauro Josélio sabe o que é isso. Em 2004, após ingerir bebida alcoólica e guiar uma motocicleta sofreu um grave acidente na BR-304. Devido ao acidente, ele perdeu os movimentos de um dos braços e das pernas e passou a ter dificuldade para se comunicar. Mesmo impossibilitado de se locomover, Mauro Josélio participa da Mobilização do Mensageiro da Paz, que visa alertar os motoristas em relação ao perigo da imprudência no trânsito.


"Hoje aconselho as pessoas a não ingerirem bebida alcoólica e dirigir. E levo a mensagem que é melhor perder um minuto na vida do que perder a vida em um minuto. Motorista consciente não provoca acidente", ressalta Mauro Josélio.
Bicicletada marca "Dia Mundial Sem Carro" e deverá reunir 100 ciclistas pelas ruas da cidade

Durante a Semana Nacional de Trânsito, uma das pautas de discussão é a redução do número de carros nas ruas, através da adoção de outros meios de transporte. A bicicleta, por exemplo, é uma das alternativas apontadas, pois além da agilidade que proporciona aos usuários não polui o meio ambiente. Para difundir essa ideia, hoje, 22, é realizado o "Dia Mundial Sem Carro", que aqui será lembrado com a realização de uma bicicletada.
O passeio ciclístico, com percurso de 8km, começará a partir das 19h na Praça do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, e deve terminar às 21h, em frente às caixas de água, que ficam por trás do Hospital Wilson Rosado.
Um dos ciclistas que têm defendido o uso da bicicleta como meio de transporte em Mossoró, Alex Polary Brito, fala que aqui na cidade já existe um grupo de pessoas que aderiu ao ciclismo com o objetivo de cuidar do corpo e da mente, pois também é considerado uma forma lazer.

Entre as vantagens apontadas pelo ciclista, as principais são a mobilidade e a rapidez que os carros e as motos não possuem no trânsito. "E comprovado que a bicicleta é o transporte mais rápido para percorrer distâncias de até 5km, nos centros urbanos com trânsito mais intenso", comenta.

Ao optar pela utilização da bicicleta o usuário além de economia de tempo, ganha também qualidade de vida, pois entre os benefícios para a saúde de quem mantém o hábito de pedalar, estão melhoras do sistema cardiorrespiratório, da capacidade aeróbica, o aumento da massa magra do corpo, redução da obesidade, maior condicionamento físico e diminuição do estresse.

Outras vantagens da adoção de bicicletas é a questão da economia financeira, já que é um meio de transporte mais barato, não gera gastos com combustível, seguro e impostos. O uso da bicicleta também é sugerido pelos grupos que defendem a questão ambiental, por não utilizar combustível fóssil ou biodegradável, não emitindo gases poluentes, por ser um meio de transporte silencioso e não causar poluição visual.






PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário