terça-feira, 26 de outubro de 2010

A bike feita com tecnologia de F1









Imagine a tecnologia dos carros de corrida ao seu alcance. Agora imagine essa tecnologia numa bicicleta. Pois foi imaginando essas duas hipóteses que os engenheiros da Fórmula 1 criaram uma bicicleta que, de convencional, só tem o formato. Produzida fora dos padrões regulamentados pela UCI (União Internacional dos Ciclistas), o órgão gestor do esporte, a bike tem de tudo para ser a mais avançada tecnologicamente do planeta.

A Factor 001 (como foi ‘batizada’) está longe de ser uma moto eletrica infantil ou uma clássica Caloi. Ela possui uma diversidade de dispositivos eletrônicos integrados para fornecer as principais informações necessárias para o ciclista, desde frequência cardíaca e temperatura da pele à pressão atmosférica e umidade do ambiente.



O sistema correlaciona os dados biométricos do passeio, os dados físicos da bicicleta e os dados meteorológicos e faz uma análise em tempo real. Antes, isso só era possível em laboratório. Todas as informações são gravadas por um computador e podem ser usadas em seguida para estudos e comparações.

A bicicleta também possui um GPS integrado, que rastreia a posição geográfica do usuário e o ajuda a chegar ao local desejado. E tudo isso é visualizado em uma tela touchscreen montada no guidão. Além disso, os freios são de cerâmica e são acionados hidraulicamente, deixando as frenagens mais precisas.

Fisicamente, a Factor 001 não difere muito das bicicletas tradicionais. E isso é espantoso, já que tanta tecnologia prevê fios, cabos de controle, baterias, tudo aparente. Mas seus componentes são bastante sofisticados e bem integrados ao corpo da bike, o que dá a ela uma aparência limpa e organizada.

Alegando que cada atleta é diferente do outro, a Bf1 systems – empresa que projeta e executa a parte eletrônica e de chassis da F1 – vai confeccionar a bicicleta sob medida para o comprador e com suas preferências no design, como a possibilidade de ter seu nome gravado no guidão.



Além de tudo, ela é quase toda feita de fibra de carbono. O material a torna mais leve – pesa apenas sete quilos –, além de mais rígida e durável do que as bicicletas convencionais, geralmente feitas de aço ou alumínio. Este fator, associado a todas as tecnologias da Factor 001 – e, é claro, ao peso do nome Fórmula 1 – deu ao produto um valor altíssimo de venda: US$ 34.000



PATROCINADORES DO BLOG:


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário