Representantes do Corpo de Bombeiros Militar, do Samu e da Cruz Vermelha estiveram reunidos na manhã desta quarta feira, dia 28, no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, em Natal, para discutir os detalhes da Campanha Praia Segura a ser realizada no RN entre os dias 7 de janeiro e 19 de fevereiro, dentro da Operação Verão da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).
"A Campanha terá um caráter educativo e preventivo com o objetivo de orientar turistas e veranistas quanto aos cuidados a serem tomados para evitar acidentes no litoral durante a estação do verão a fim de diminuir as ocorrências neste período onde as praias e estradas ficam mais movimentadas", disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas.
A ação ocorrerá nos dias 7, 8, 14, 21 e 28 de janeiro e 4, 11, 18 e 19 de fevereiro, das 7 às 12 horas. Para isso serão mobilizados 70 pessoas, entre agentes dos Bombeiros, Samu e Cruz Vermelha, dois micro-ônibus, uma van e cinco veículos de auto passeio. Na ocasião serão distribuídos 60 mil folders com orientações preventivas e 10 mil pulseiras de identificação para crianças. Além de blitzen educativas nas vias de acesso às praias do litoral Norte e Sul, oito equipes móveis estarão percorrendo as praias Búzios, Barreta, Pirangi, Cotovelo, Ponta Negra, Forte, Meio, Redinha, Genipabu, Pitangui, Muriú, Tibau do Norte e Açude Itans, além de hotéis, pousadas, restaurantes, rodoviária, aeroporto, entre outros locais, com a distribuição de folders e pulseiras.
FOGOS - Tradicionalmente usados nas comemorações de fim de ano, os fogos de artifício podem dar brilho e beleza ao Réveillon, mas podem também representar perigo para crianças e adultos que não tomarem o devido cuidado ao incrementarem suas comemorações.
Em primeiro lugar, é imprescindível localizar uma loja especializada nesses tipos de produto. Na hora da compra, é importante olhar na embalagem e verificar se os fogos têm o pré-requisito de faixa etária, pois têm certos tipos de fogos que menores de 18 anos não podem soltar. Siga as orientações do fabricante e peça mais informações na hora da compra, em caso de alguma dúvida de como proceder com fogos de artifício. É muito importante seguir as instruções das embalagens. Acidentes são comuns com pessoas que não empregam os fogos de forma correta.
Aos comerciantes, a principal orientação é não vender fogos de artifício a menores de idade desacompanhados de seus responsáveis, já que o procedimento é proibido por lei. Já aos usuários, o Corpo de Bombeiros recomenda uma leitura atenta das informações dos fabricantes dos fogos de artifício sobre procedimentos de segurança. Os danos mais comuns são dilacerações, amputações de dedos e alguma lesão auditiva ou no globo ocular. Para evitar ferimentos, é importante usar os prolongamentos e bases de lançamento que são comercializados junto com os fogos. Como se trata de um show pirotécnico, para a garantia do sucesso, é aconselhável deixar para os profissionais especializados em fogos de artifício.
As pessoas devem estar em um lugar aberto e seguro durante o Réveillon. Evitar ambientes fechados e proximidades das redes de eletricidades. A distância para explodir os fogos com segurança é de 50 a 100 metros de pessoas, edificações e carros. É preciso ter um cuidado especial com as crianças.
Em caso de acidentes, o Corpo de Bombeiros recomenda que se ligue 193 (Bombeiros) ou 192 (Samu).
Além dos cuidados com os fogos de artifício, também são necessários outros cuidados: evitar a combinação explosiva de álcool e direção ajuda a diminuir os índices de acidentes de trânsito, comuns em eventos de grande porte. O cidadão deve se conscientizar que, não seguindo as orientações de segurança, ele põe em risco a vida dele e de terceiros.
FONTE: http://gazetadooeste.com.br/index.php?area=exibir_noticia&id=3713
PATROCINADORES DO BLOG:
Nenhum comentário:
Postar um comentário