segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mossoroenses aderem ao ciclismo noturno

















Grupo Trilheiros Mossoró sai pedalando pela cidade durante 
todas as noites de terça e quinta-feira


Seja como forma de divulgar, estimular, promover e criar condições favoráveis para o uso da bicicleta como meio de transporte; integrar os ciclistas da cidade e valorizar a cultura da bicicleta; e ainda conscientizar os usuários dos meios de transporte motorizados da importância da bicicleta para aliviar os congestionamentos; os mossoroenses também foram contagiados pela febre nacional de pedalar sobre duas rodas e aderiram ao ciclismo noturno. 

É o caso dos "Trilheiros Mossoró", um grupo de ciclistas iniciantes da cidade, que tem como objetivo praticar o 'night biker' em conjunto sem pretensões de competitividade. O CORREIO DA TARDE acompanhou a saída do grupo na noite de quinta-feira passada (15). Partindo da Praça do Rotary, no bairro Nova Betânea, o grupo seguiu percurso para a Serra Mossoró com previsão de cerca de duas horas e meia de duração. Com capacete, luvas, óculos e roupa esportiva e montados em suas bicicletas equipadas com farol dianteiro, lanterna traseira e pneus grossos para trilha, os ciclistas iriam pedalar por cerca de 40 km até o destino final.

Um dos ciclistas participantes é a comerciante Nadja Patrícia. Praticante do ciclismo há cerca de um ano e uma das idealizadores do Trilheiros Mossoró, ela explica o que motivou a recente criação do grupo que tem aproximadamente dois meses de existência. "O grupo foi criado tendo em vista que o ciclismo é um esporte que pode ser utilizado para se obter um condicionamento físico mais apurado e é indicado, inclusive para aquelas pessoas para quem a caminhada já não é capaz de proporcionar um impacto físico que seja benéfico", disse ela, destacando as vantagens da prática do ciclismo.

"Independentemente disso, é muito gostoso sentir o vento no rosto quando estamos pedalando, apesar de todas as dificuldades que o trânsito da cidade nos oferece", acrescentou Nadja Patrícia, ressaltando que a falta de ciclovias é um dos principais problemas enfrentados pelos amantes da "arte de pedalar". E para tentar chamar a atenção do poder público e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de implantação de ciclovias, os grupos Trilheiros e Ciclismo Mossoró estão organizando para o próximo mês a realização de um movimento em um domingo ainda à ser definido para se reivindicar a implantação de uma ciclo faixa de lazer na avenida Rio Branco. 

A expectativa de público para a mobilização, segundo o idealizador do Ciclismo Mossoró, Alex Polari, é de cerca de 800 pessoas participantes. A faixa de via à ser interditada aos domingos deverá ser dedicada ao empresário e ciclista "Sousinha do Parque Elétrico", vitimado em março deste ano por um câncer de pulmão. 

“Carlinhos", aos 40 anos de idade, pratica ciclismo há dez 
O comerciário Carlos Henrique, "Carlinhos", de 40 anos de idade, é um dos fundadores do grupo Trilheiros Mossoró. Adepto assíduo do ciclismo há cerca de dez anos, Carlinhos conta que praticar a atividade lhe traz vários benefícios. "O ciclismo me proporcionar bem estar físico e mental, além de permitir uma maior interação social", disse Carlinhos, reivindicando maior segurança para os ciclistas diante do fato de que, por duas vezes, marginais tentaram roubar a bicicleta dele.

fonte: http://www.correiodatarde.com.br/editorias/esporte-67684


PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário