terça-feira, 1 de março de 2011

Enduro das Serras 2011- Nas Páginas do Jornal de Fato

ENDURO-RALLY DAS SERRAS

Um passeio pelas trilhas do Oeste

Mossoró/Alto Oeste - Um passeio pelo sertão verde do Alto Oeste potiguar. Não pelas estradas oficiais, que são asfaltadas, mas por trilhas cortando a vegetação de caatinga de quase 20 cidades. A aventura do Enduro-Rally das Serras, previsto para iniciar no dia 26 e ser concluído no dia 27 do mês de março, já teve a confirmação de pelo menos 250 competidores dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará.

Conforme o organizador do evento, Cláudio Garcia, os pilotos profissionais e também amadores vão partir do pátio da Motoeste Honda, em Mossoró, iniciam pelo bairro Bom Jesus, seguem em trilha de estradas de barro até Governador Dix-sept Rosado, onde está localizado o primeiro ponto de apoio. Em seguida, os competidores pegam nova trilha definida pela organização até a cidade de Felipe Guerra. Não haverá parada.

Os competidores, orientados por seus GPS, seguirão as trilhas preparadas pela organização com destino à cidade de Caraúbas, passando pela localidade de Apanha-Peixe. Nesses trechos há muitas passagens molhadas. Em Caraúbas, será encerrada a primeira etapa da competição. "Será realizado em Caraúbas o primeiro neutro técnico, ou seja, é quando os competidores poderão fazer reparos em seus veículos."

Em seguida, os competidores partirão com destino ao município de Olho D'Água do Borges. Nesse trecho, as trilhas se caracterizam por passagens de pedras e cortando riachos. Não haverá parada em Olho D'Água. Os competidores devem seguir direto para a cidade de Rafael Godeiro, passando em Almino Afonso, Lucrécia e chegando em Frutuoso Gomes, quando começa o último e grande desafio dos competidores: subir a Estrada 13.

A Estrada 13 foi construída no século passado, pelo coronel de exército Demétrio Lemos. Essa rodovia é considerada o trecho mais perigoso, do ponto de vista técnico. Segundo Cláudio Garcia, que já fez essa trilha várias vezes, os competidores precisam ter cautela para não perder o controle das máquinas e se acidentar. A rodovia interliga as cidades de Frutuoso Gomes e Martins, destino dos competidores durante a corrida.

Cláudio Garcia calcula que a chegada em Martins será no final da tarde. À noite, a organização do evento vai entregar a premiação aos vencedores da primeira etapa do Enduro Rally das Serras, que foi concluída na cidade de Caraúbas. A noite do dia 26 para o dia 27 será de descanso para os pilotos profissionais na cidade serrana de Martins. "O clima nessa cidade é muito agradável e o ambiente é muito sadio", destaca Cláudio Garcia.

O segundo dia, como de praxe, Cláudio Garcia explica que será subindo e descendo as serras de Martins e Portalegre. Lembra que a subida da Estrada 13 é apenas um exercício para os pilotos que vão enfrentar a maratona de estradas acidentadas do segundo dia. Os competidores vão descer a serra de Martins com destino a Serrinha dos Pintos, depois passam pela Pedra do Navio e se deslocam pela cidade de Francisco Dantas e sobem a serra de Portalegre.

Em seguida, os pilotos vão descer a serra de Portalegre na direção de Viçosa. Vão passar direto pela cidade e vão se reunir em Riacho da Cruz. "Teremos o primeiro neutralizado do dia e a recepção será no Bosque na entrada da cidade, que, cá entre nós, é uma bela cidade", destaca Cláudio Garcia, destacando que nessa cidade os competidores vão dar uns retoques nas máquinas e recarregar as baterias para seguir viagem com destino a Mossoró.

As estradas asfaltadas serão utilizadas pelas equipes de apoio. Os competidores seguirão por trilhas até a cidade de Apodi, de onde novamente vão entrar em outras trilhas até chegar em Felipe Guerra e se deslocar até Mossoró. Os organizadores do evento já vão estar prontos em Mossoró para recepcionar os pilotos. Na mesma noite do dia 27 será feita a premiação da segunda etapa da competição. O Enduro Rally das Serras é uma prova válida pelas 1a. e 2a. Etapas do Campeonato Estadual de Regularidade. Organização da Ctec Eventos e Supervisão da Federação de Motociclismo do RN (FEMORN). "Contamos com o patrocínio da Prefeitura de Caraúbas, Prefeitura de Martins, Prefeitura de Riacho da Cruz, Honda Motoeste e Suzuki Bonsai."

Mossoroenses treinam para não fazer feio
A décima edição do Enduro-Rally das Serras neste ano terá competições de carros tracionados, motos e bike. Confirmada a presença de competidores do Jeep Clube de Natal, Mossoró e Fortaleza (CE). Os bikers de Mossoró já estão treinando para as especiais que serão de 30km e 45km. Os pernambucanos e paraibanos chegam com pinta de campeões.

Na categoria Motos, confirmaram presença os campeões do Piocerá: Helaindo e Herculo Onofre, Paulo Cabral, Alvaro Weyne e Arnoldo Júnior, todos representando o Estado do CE. A Equipe Cearense CV Racing já confirmou presença nessa edição. De Pernambuco, a equipe Wilton Gominho já está de malas prontas e garante levar as primeiras posições, isso se os pilotos de Mossoró deixarem.

A promessa é de boa briga. Os mossoroenses levam a vantagem de já conhecerem as trilhas, em especial a subida da Estrada 13. Inclusive, estão treinando nesse trecho para manter a regularidade da competição e nível exigido pela organização. "Esperamos fazer uma grande competição com resultados positivos", destaca Cláudio.


PATROCINADOR DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário