quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dica de Uma Boa Leitura: O ano vai começar, 'Mexa-se' - Paulo Jeferson - Educador físico


O ano vai começar, 'Mexa-se' - Paulo Jeferson - Educador físico
Postado em 10/02/2012 às 23:54 horas por Cristiano Xavier na sessão Opinião
Para muitas pessoas as festas de fim de ano é tempo de relaxar com a alimentação e, no verão para muitos é época de festa. O mês de janeiro se foi e o tão esperado mês de fevereiro chegou com tudo, afinal, daqui a pouco está chegando o Carnaval! Passando o Carnaval o ano começa, pois após o Carnaval sempre podemos ouvir alguém falando "agora começou o ano". Pois bem, já que o ano começa daqui a algumas semanas, mexa-se!  
Nessa luta contra a balança e contra o sedentarismo, vamos apresentar informações sobre atividades físicas compartilhando espaços e eventos esportivos, orientações e sugestões que possam motivar a prática de atividades físicas. Quem não gostaria de melhorar o condicionamento físico, liberar o estresse, emagrecer e ainda entrar em contato com a natureza? Estamos falando de uma das atividades mais simples e fácil de execução que é a caminhada e podendo evoluir para uma corrida de rua. Hoje no Brasil ela é a segunda atividade física mais praticada em todo território nacional, isso mesmo depois do futebol a corrida de rua é a modalidade que virou um fenômeno, são mais de 4 milhões de corredores.
Cada vez mais fica evidenciado a necessidade de se praticar a atividade física, os exercícios bem planejados e bem estruturados e realizados repetitivamente. Eles atribuem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle apropriados. Essas atividades regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de uma maneira geral. Afetam de modo positivo o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social, ou seja, há uma melhora significativa da sua qualidade de vida!
Portanto, tendo o conhecimento, tem de surgir de dentro de nos o querer, o gostar da prática regular, esse querer é voluntário e só depende de você. Independente da atividade física escolhida, a primeira coisa é consultar a sua saúde e necessariamente passar por um cardiologista que pedira alguns exames entre eles um hemograma (anemia e infecções de diversos tipos), um eletrocardiograma, dependendo poderá pedir o ecocardiograma (alterações que não são vistas em outros exames), e prova de esforço.
Tudo ok, liberado para fazer atividade física, semana que vem falaremos sobre alongamentos, e como iniciar os treinos.
 Para terminar, falarei das minhas experiências com futebol e sedentarismo. No Baraúnas cheguei aos incríveis 100kg, passada a temporada do Campeonato Potiguar de 2010, voltei a prática de atividades físicas e dieta perdi 14 kg, voltei novamente ao futebol só que agora no Potiguar na pré-temporada para esse ano, associada a uma viagem de quase 20 dias a São Paulo a balança pesou literalmente e novamente alcancei os 97kg, decidi outra vez cuidar da minha saúde e do meu corpo, aderi totalmente a corrida e musculação em um mês perdi 8kg, hoje não me vejo mais ficar sem correr ou de fazer alguma atividade física e pelo jeito bem longe do futebol "profissional". 



PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário