quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Release do Demo Day da Bike Expo Brasil 2011

Chuva espanta o público do Demo Day da Bike Expo Brasil; bike com aro 29 e corrente de carbono foram novidades.

A chuva forte deste último sábado (15) espantou os visitantes do primeiro dia da Bike Expo Brasil (www.bikeexpobrasil.com.br), feira de negócios do setor de bike. Tradicionalmente, o evento é aberto com o Demo Day, um dia dedicado ao teste dos novos modelos de magrelas e componentes que estarão em breve nas lojas brasileiras. 

O dia de test-drive gratuito é aberto ao profissionais do setor (lojistas, fabricantes, atletas e imprensa) e sempre ocorre na Fazenda SerrAzul, ao lado do Parque Wet'n Wild, próximo à capital paulista. Quem encarou a chuva pode experimentar os novos modelos de bikes, pedalando em uma trecho de asfalto ou em uma trilha (com lama) da região. 

Novidades. O maior estande era da marca Specialized. As bikes de aro 29, como a Carve, foram as mais disputadas para teste. Marcio May, ex-ciclista profissional que já passou por três olimpíadas, disse que nunca tinha andado em uma bike dessas, mas gostou da experiência. “Achei boa e rápida, tanto na parte mais plana, onde ela rendeu bem, como na parte técnica da trilha. Minha expectativa é que fosse mais pesadona para fazer manobras e curvas, mas não foi. Gostei mesmo”, disse ao Webventure

Outra marca presente foi a Sram, de componentes. Ela apresentou o grupo X5, novidade mais “simples”, mas que promete alto desempenho – grupo é o conjunto que inclui pedivelas, pinhão, cubos de roda, câmbio, freios e trocadores. A Roda Rise 40, primeiro modelo da marca para moutain bike, ainda não estava disponível, mas deve chegar ao Brasil até dezembro.

Outra novidade foi a corrente de carbono da marca Gates, que promete mais confiabilidade e leveza em relação aos modelos tradicionais. A correia da Gates é feita de carbono e revestida com nylon, e possui o mesmo formato daquelas utilizadas em motores de automóveis. Como não pode se descarrilada lateralmente, ela não funciona nos câmbios tradicionais, trabalhando apenas com modelos embutidos no cubo da roda. Por outro lado, tem uma vida útil maior, não precisa de lubrificação e tem um desempenho melhor na transmissão de força.


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