quinta-feira, 13 de outubro de 2011

II Trem Bike - Pureza

II Trem Bike - Pureza
Natal/RN, 15 de outubro de 2011.

Caros amigos,

[...] Estamos completando um ano de fundação da Associação dos Ciclistas do RN - ACIRN, e para comemorar convidamos você para participar conosco de um extraordinário pedal para o município de Pureza, que realizaremos em parceria com a prefeitura do município de Pureza e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos a CBTU.

Serviço

II Trem Bike – Pureza
Data: 15.10.2011 (sábado)

Concentração: Estação Ferroviária da Ribeira

Horário: 6h00 às 6h20

Lugares: 60 ciclistas

Valor: Dez reais por pessoa + um livro de doação para a biblioteca de Pureza

Participação: ordem por chegada, até completar as vagas existentes

O que vai acontecer: No trem, durante o trajeto, teremos um sanfoneiro para animar os passageiros/ciclistas e no desembarque na cidade de Ceará Mirim, seremos recepcionados por vários representantes do município de Pureza.

Percurso: Será um pedal com pouquíssima ladeira, com 25km de ida e 25km de volta, e estaremos sendo seguidos por carro batedor, ambulância, carro de som e carro de apoio para fornece água e frutas.

Em Pureza: Seremos recepcionados pela população local e realizaremos sorteios de algumas bicicletas em conjunto com a municipalidade. Além disso, realizaremos também uma palestra para os alunos da rede escolar com o título “Bicicleta: Mobilidade da Paz” proferida por Haroldo Mota.

Árvores: Estaremos também levando mudas da espécie de pau-brasil para plantarmos em conjunto com os alunos do município, para exemplificar a importância que a árvore representa para a segurança do planeta.
Banho: É impossível ir a Pureza é não cair nas águas límpidas da nascente do rio Maxaranguape com sua piscina natural.

Volta para Natal: Deveremos chegar a Estação Ferroviária da Ribeira em Natal por volta das 17h30min
Realização: Associação dos Ciclistas do RN – ACIRN

História do município de Pureza

Durante a seca de 1877/79, numerosos sertanejos fixaram-se no vale do Maxaranguape, fundando novos centros rurais. Em novembro de 1916, o Padre Cícero Romão Batista enviou uma imagem de Nossa Senhora da Pureza e uma carta ao representante do povoado na época, solicitando que denominasse o nome de “Pureza” ao povoado, ato que foi plenamente aceito pelo povo. O município foi oficialmente criado no ano de 1963, pelo desmembramento do município de Taipu.

Água cristalina
A nascente do Rio Maxaranguape é uma atração turística do município, existindo no local um balneário com água cristalina conhecido como “Olheiro”, com capacidade de mil litros de água por minuto, conhecido pelo fenômeno de ressurgência (reaparecimento de um lençol de água subterrâneo ao nível da superfície, formando geralmente uma grande fonte ou manancial) que da formação ao principal manancial do estado.

O município está localizado
Na Micro-Região do Mato Grande, a 64 km, da cidade do Natal/RN, e segundo os dados do IBGE a população é de 8.424 habitantes, com uma área de 504km² e o seu bioma e formado por vegetação de Caatiga e Mata Atlântica.

  

Atenciosamente,
Haroldo Mota



PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário