Talvez você, ao pensar em fazer um upgrade de câmbio traseiro na sua bike, tenha se deparado com a opção de adquirir um câmbio convencional ou um com tecnologia Shadow, que está disponível nas linhas Deore, SLX, XT e XTR.
Muitos ciclistas sabem que a tecnologia Shadow é mais moderna (introduzida na linha 2008) e mais eficiente, o que é fácil de deduzir, até porque os câmbios Shadow são, em geral, mais caros. Mas nem todos sabem o que essa tecnologia traz de melhorias para o sistema.
O câmbio traseiro Shimano, tradicionalmente, tem a desagradável tendência a bater no chainstay quando passamos por obstáculos. Além disso, o câmbio tradicional também se posiciona bastante fora da linha-limite do quadro da bike, principalmente quando usamos a catraca menor, o que, eventualmente, pode fazer esse câmbio bater em algum obstáculo, seja uma pedra ou raízes, que porventura encontremos no meio da trilha.
Na catraca maior, o câmbio com Tecnologia Shadow tem uma redução de largura, em relação à gancheira, de até 18mm em relação ao câmbio convencional. Fonte: Shimano International |
Na catraca menor, condição mais desfavorável, o câmbio Shadow reduz a sua largura em até 16mm, comparando com o convencional. Fonte: Shimano International |
Para resolver isso, a Shimano desenvolveu o sistema Shadow que, em última análise, posicionou o câmbio mais "para dentro" - ou seja, mais perto da roda, diminuindo as chances de quebra por bater num obstáculo. O sistema é completamente diferente, com muito mais estabilidade da corrente, eliminando assim a possibilidade do câmbio bater no chainstay.
Vejam aqui esse extraordinário vídeo da Shimano explicando a tecnologia e comparando o sistema Shadow com o Convencional (Double Servo Panta).
Read more: http://dalamaaocaos2010.blogspot.com/2011/08/conhecendo-sua-bike-tecnologia-shimano.html#ixzz1U5f3RqtF
Nenhum comentário:
Postar um comentário