terça-feira, 26 de abril de 2011

UTILIDADE PÚBLICA: EM MOSSORÓ, 33.609 DEVEM SE VACINAR CONTRA GRIPE

A Gerência Executiva da Saúde iniciou nesta segunda-feira (25/04) a 13ª Campanha de Vacinação contra a Gripe. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram abastecidas para atender aos idosos, gestantes, crianças de seis meses a 2 anos incompletos, além dos profissionais de saúde. Em Mossoró, a meta é vacinar 33.609 pessoas ou pelo menos 80% desse público.

Até o ano passado, a campanha anual era direcionada apenas aos idosos e indígenas. Agora o Ministério da Saúde resolveu ampliar o público-alvo. “Daqui pra frente, a campanha de vacinação do idoso como era conhecida, será estendida também para crianças, gestantes e profissionais da saúde, ampliando o leque de imunização”, comentou o Gerente Executivo da Saúde, explicando que isso se deu em virtude de estu dos sobre o comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza– causador da gripe.

O gerente também recomendou aos profissionais que fosse reforçado tratamento especial durante a campanha. “Esse público já recebe um tratamento diferenciado, mas vamos aproveitar a ida do idoso, da gestante e da criança à unidade para verificar as outras vacinas estão em dia. Se há necessidade de algum outro tipo de encaminhamento. Vamos promover saúde”, destacou Benjamin acrescentando que todos devem lembrar de levar a caderneta de vacinação.

A vacina contra a gripe se tornou um importante instrumento de prevenção. Desde a primeira campanha nacional, houve uma redução de 60% nas internações por pneumonias decorrentes de gripe no país.

A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1). Durante toda a semana, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão trabalhando na campanha nos dois horários de expediente.

No próximo sábado (30/04), será realizado o ‘Dia D’ da campanha e todos os postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h. Quem perder o prazo ainda terá até o dia 13 de maio para comparecer a unidade de saúde mais próxima e receber a imunização.

CRIANÇAS- No caso das crianças, é preciso uma atenção maior dos pais ou responsáveis, pois eles deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação. Em cada vez, será aplicada meia dose de vacina. Para garantir prote&cce dil;ão contra a gripe, é fundamental que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina.


CONTRA-INDICAÇÃO – Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico (de defesa do organismo) ou tratamento de doenças como câncer e AIDS, devem consultar o médico antes de tomar a vacina.

fonte: www.tiocolorau.com.br

PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário