quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dicas da Sport Mágia Para Pedalar Na Chuva.

Nós ciclistas não podemos evitar que chova, mais difícil ainda seria ficar sem pedalar, portanto na hora de sair de casa com o céu nublado é bom tomar alguns cuidados:

1) Dizem que a melhor maneira de se garantir de que não vai chover é levar sempre com você uma blusa impermeável. Pois bem, se você tem uma com você e mesmo assim a chuva te pegou, é hora de usar o impermeável para manter a parte superior do corpo seca e aquecida.

2) Dê preferência para roupas claras para ser melhor visto pelos automóveis.

3) É boa hora de usar as luvas para melhorar a aderência com o guidão. Se estiver frio, luvas de dedo longo são recomendáveis, pois evitam que você perca a sensibilidade das mãos.

4) Use óculos de lente transparente ou amarela para proteger seus olhos. Usar uma aba no capacete também é muito útil, pois protege seu rosto dos pingos mais grossos.

5) Pedale com atenção dobrada. A chuva diminui sensivelmente a visibilidade dos motoristas, considere a hipótese daquele motorista com os espelhos e vidros do carro embaçados, você pode se tornar uma presa fácil. Evite pedalar em ângulos cegos dos motoristas, pedale na direita, deixe manobras ousadas para um dia ensolarado em um lugar tranqüilo.

6) Você pode esvaziar um pouco seus pneus (15-20% da calibragem usual) para garantir uma superfície maior de contato com o solo e assim evitar derrapagens.

7) Redobre sua atenção em curvas e esquinas, freie antes da curva para evitar deslizes.

8) Os primeiros momentos da chuva são os mais perigosos, pois toda a sujeira acumulada no asfalto, entre elas areia e óleo, que ficam flutuando deixando o piso muito escorregadio. Em ruas de paralelepípedo o perigo triplica, se puder use outro caminho.

9) Evite pedalar sobre tampões de chapas de metal que se usam para cobrir valetas em obras viárias, quando molhados são lisos como gelo! Atenção também ao passar com a roda dianteira sobre faixas de sinalização no solo eles são muito lisos também.

10) Cuidado com os freios! Eles funcionam na base do atrito, e a água prejudica esse atrito. Um macete é pressionar ligeiramente os manetes do freio enquanto se pedala, para a hora que você precisar deles eles estarem mais secos e atuarem melhor.

11) Mantenha sua velocidade baixa e comece a frear antecipadamente aos obstáculos. Aplique os freios com suavidade, dosando a freada para evitar derrapagens.

12) Com chuva muito forte, o melhor mesmo é parar em local seguro, um posto de gasolina e esperar até que a chuva passe ou diminua bastante.

PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário