segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Jornal Gazeta do Oeste, Fez Uma Excelente Matéria Sobre o Ciclismo Mossoró.


Mesmo sem ciclovias, cresce número de adeptos do ciclismo
Fidel Nunes
Da Redação

A bicicleta é um dos meios de transportes mais utilizados no mundo inteiro. Além de ser uma alternativa ao tráfego congestionado nas grandes cidades, o ciclismo, desde que praticado de forma correta, ajuda na saúde e no condicionamento físico da pessoa.

Mesmo sem contar com muitas vias específicas na cidade para a prática do ciclismo, a modalidade vem crescendo e ganhando novos adeptos a cada ano. Um dos que se apaixonou de cara pelo esporte é Alex Polary, fundador do "Ciclismo Mossoró", único grupo de ciclismo da cidade e que tem até um blog - www.ciclismomossoro.blogspot.com. O grupo criado em fevereiro deste ano é formado por ciclistas amadores que passeiam por toda a região, seja em perímetro urbano ou rural. "Alguns levam o ciclismo a sério como um esporte, mas a maioria pedala por hobby, na verdade como uma forma de se exercitar e manter o corpo saudável".
Segundo o ciclista, apenas quatro vias dentro do município são apropriadas para praticar o ciclismo. São elas: prolongamento da Avenida Rio Branco, prolongamento da Av. Abel Coelho (Abolição IV), Av. Presidente Dutra e no prolongamento da Av. João da Escóssia, apelidado pelos ciclistas de "circuito do shopping". "Precisamos de mais vias e segurança para praticar o ciclismo urbano, iluminação e sinalização é o que mais necessitamos", afirma Alex Polary.
A secretária municipal do Desenvolvimento Territorial e Ambiental (Sedetema), Kátia Pinto, explica que a pouca quantidade de ciclovias é um reflexo do "abandono" da bicicleta como meio de transporte. "A maioria das pessoas que tinha apenas a bicicleta como transporte tem também a moto hoje. Praticamente quem utiliza essas ciclovias são estudantes e os ciclistas amadores", justifica.
Para expandir e incentivar o ciclismo em Mossoró, Kátia Pinto revela que existe um projeto que está sendo desenvolvido de forma conjunta pelo Sedetema e pela Gerência de Trânsito para a criação de mais ciclovias e sinalização de algumas avenidas. "O plano de mobilidade terá seu lançamento em dezembro e nele estão inclusas as ciclovias e a reeducação do trânsito na cidade", informa Kátia Pinto.
Enquanto as novas ciclovias não chegam, o grupo passeia em dois horários, pela manhã das 5h às 7h e à noite das 19h às 21h. Cada integrante da equipe faz o seu horário e escolhe os dias e o turno que lhe convém. Embora as vias urbanas sejam mais próximas e rápidas de terminar o percurso, a maioria prefere pedalar pela zona rural e um dos passeios que mais atraem os ciclistas é a "Volta do Melão". O percurso tem cerca de 65km, o grupo sai de Mossoró, precisamente da barraca de Romero das Frutas, vai para Tibau, volta pela Maisa e retorna ao mesmo local de onde partiu. "A volta é boa e não é tão cansativa, a indico para quem está iniciando e para os ciclistas de nível intermediário. Os mais avançados utilizam a volta como preparação para o passeio que faremos em setembro daqui para Fortaleza. Será o 9° passeio Mossoró-Fortaleza e esperamos contar com mais de 60 ciclistas" revela Alex.
Atualmente o município tem cerca de 600 pessoas praticando o ciclismo diário ou semanalmente, no ano passado esse número girava em torno de 500 pessoas. O grupo Ciclismo Mossoró tem 150 membros cadastrados, nas modalidades motain bike e speed (vulgo magrela). O cadastramento dos ciclistas é gratuito. Os interessados podem entrar em contato com Alex Polary, através dos números 88015589 / 9109-5659.


Equipamentos básicos para o passeio ciclístico

- Farol dianteiro e lanterna traseira
- Pneu fino para asfalto
- Kit remendo
- Câmara de ar
- Capacete
- Luvas
- Manguito
- Óculos
- Lubrificantes de componentes
- Levar suplementos alimentares tipo: frutas, carboidrato em gel, gatorade, água de coco, entre outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário