quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Curiosidades sobre o Tour de France.

Primeiro Tour
O primeiro Tour foi realizado em 1902 teve apenas 60 participantes dos quais apenas 21 terminaram. Foi vencido por um ciclista francês chamado Maurice Garin, sua vantagem para o segundo colocado foi de 2h49min, até hoje a maior margem de vitória até hoje.

maurice garin
O campeão Maurice Garin

Início do Tour
Apesar de hoje a prova ser considerada o maior evento do ciclismo mundial, nos primeiros anos do tour a coisa não era tão séria havia rumores de ciclistas que pegavam caronas nos carros e trens. Havia rumores de ciclistas que chegavam a envenenar seus rivais e até de fãs que deixavam pregos nas estradas para sabotar os ciclistas. Não era permitido a troca de rodas e nem ajuda externa de qualquer espécie. Até a primeira guerra mundial acreditava-se que cigarros e bebidas alcoólicas tinham efeitos revigorantes e eram ministrados aos ciclistas durante as etapas.

Mortes do tour: em 1909 muitos ciclistas morreram de frio numa etapa de montanha.
Os ciclistas fazem xixi durante as etapas?
Sim, como as etapas são muito longas, em alguns momentos os ciclistas encostam e atendem o “chamado da natureza”, durante esses momentos prevalece o cavalheirismo e o pelotão tende a manter um ritmo constante e esperar os mijões ciclistas que pararam.

"Banheiro" do Tour de France


Quantas calorias são gastas por dia por um ciclista?
Em média os ciclistas gastam 5900 calorias/dia


O que os ciclistas comem?
Zona de alimentação


Durante o Tour os ciclistas tem que se alimentar e hidratar continuamente. A alimentação de cada ciclista é responsabilidade de cada time. Durante cada etapa existe um ponto designado chamado zona de alimentação. Representantes de cada equipe entregam musettes ou bolsas de alimentação que contém sanduíches, frutas, barras energéticas e caramanholas, a cada um dos ciclistas.


alimentação tour de france
O conteúdo médio de uma musette

Fora da zona de alimentação, atletas em um fuga por exemplo, poem ser alimentados pelos veículos da equipe ou por motos do Tour.


Quantos ciclistas tem em cada equipe?
São 9 ciclistas em cada equipe

Exames anti-doping
Antes do Tour todos os ciclistas são submetidos a exames anti-doping. Após cada etapa os vencedores e alguns atletas sorteados aleatoriamente são sorteados para sere testados também.
Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário