quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dicas sobre suspensão de bike


Depois de ver o vídeo sobre a escolha da suspensão, resolvi relatar minhas experiências sobre o caso. Espero que ajude.

1- Curso da suspensão de acordo com o uso, 80mm, 100mm, 120mm... Em uma bike urbana ou híbrida uma suspensão mais leve de 80mm pode ser uma boa pedida, mas em uma bike de cicloturismo usar uma suspensão de 120mm é levar peso à tôa! Isso poderia ter sido discutido.

2- Os preços que você citou são para marcas e modelos de suspensão bem simples, o desempenho e durabilidade de suspensões mais caras pode ser muito melhor para ciclistas que pedalam distâncias maiores ou terrenos muito ruins. Uso severo exige suspensões melhores, o desgaste prematuro das suspensões causa ricocheteio e trepidação na dianteira da bike.

3- O tipo de elemento amortecedor não é o único determinante no preço. Uma suspa de boa qualidade com elastômeros custa menos de que uma de má qualidade a óleo, mas suspensões hidráulicas de má qualidade tem curta durabilidade, já que tendem a vazar. Elastômeros são os elementos mais baratos, mas dão pouco possibiildade de mudanças para quem pedala em percursos de terrenos variados, ou pedala com muito peso em viagens e pouco no cotidiano. Para mudar o nível de absorção em geral é necessário abrir a suspensão, ou usar o contele de amortecimento, mas em suspensões baratas isso é muito ruim, e esse controle perde a função depois de algum tempo de uso.

4- Suspensões a ar possiblitam maior controle de comportamento da suspensão, já que você calibra a suspensão de acordo com seu peso, e peso do que você leva na bike. Para cicloturismo é a minha preferida, já que você coloca mais peso sobre a bike, mas ainda tem controle do comportamento da suspa. E muita gente acha que não é uma boa pedida para ciclotur, pois seria bobagem! Erro grave na minha opinião... Suspensão a ar tem menos manutenção, e as de boa qualdade dificilmente tem vazamentos, tenho uma Rock Shox a ar há 10 anos, problema ZERO! Manutenção preventiva a cada 2 anos (não é o recomendado). Ah é! Ia me esquecendo, a suspensão com o cilcista sobre a bike mais malas ou o que tiver que levar deve ficar abaixar 15 a 20% do seu curso, pois assim como a suspensão abaixa para absorver impactos ela também se estica para "ler" o terreno, se ela tiver tensão total quando você subir na bike, então uma das funções para "ler" o terreno está perdida! E olha que isso pouca gente sabe ou se sabe se lembra... Por isso sou muito favorável a usar suspa a ar, elas te dão controle 100%!

5- Controle de retorno, salvo engano não foi nem citado no vídeo, o controle de retorno é uma variável que faz toda diferença na suspensão. 

6- Há suspensões sem trava e com trava, a trava é extremamente útil, mas você não deve andar na terra com a suspa travada, por isso, trava para quem só anda na terra pode ser desperdício, travas de má qualidade podem não funcionar corretamente, prejudicando o uso da suspensão e comprometer a sua durabilidade.

7-Trava no guidão? É legal ou não? Para quem quer durabilidade com certeza é melhor evitar o controle da trava no guidon, se você precisa de desempenho e rapides (competições), é legal ter a trava no guidon, poucas marcas fazem travas realmente duráveis no guidon, e se você viaja com a bike, em gral falta espaço no guidon com tantos acessórios e controles...

8- A espiga da suspensão pode ser de alumínio, e isso torna a suspensão muito mais cara e mais leve também. As bengalas da suspensão em alumínio são também bem mais leves, mas podem reduzir a qualidade da suspensão se não forem de boa qualidade.

9- O diâmetro das bengalas influencia muito no comportamento da suspa, bengalas de bitola menor podem ser mais leves (depende do material), mas em geral geram mais torção o que dificulta o controle da bike em algumas situações, pois você tem menos precisão na direção da bike. Para a maioria dos ciclistas isso só é perceptível no dia em que ele está em uma descida técnica com pedras grandes e vem o tombo por que a bike não foi exatamento para a direção necessária.

10- O suporte de freios é importantíssimo nas suspensões. Se você usa V-brake é importante lembrar de verificar se há suportes para esses freios, se você usa Cantilever, vai ser difícil achar boas suspensões com o suporte de cabo necessário. Se você usa freio a disco há ainda 2 tipos de suporte para os freios à disco, post mount é um padrão e o outro é o IS, não seria um grande problema se para alguns freios não fosse tão difícil achar os adaptadores, outra coisa é que quando se quer usar discos maiores, você vai somando adaptadores e isso pode comprometer a segurança do freio dianteiro. 

11- Ainda no tópico suporte de freios a disco, há a limitação de cada suspensão para tamanhos diferentes de rotores (discos), uma suspensão com curso maior de 120 ou 130mm, em geral também é mais robusta e aceita dicos de diâmetro maior, pois são suspensões para uso em Downhill ou outras situações extremas. Esse especificação está no manual da suspensão e deve ser observada para que não haja enganos. Lembrando que para cicloturismo usar rotores de diâmetro maior na frente ao menos pode ser uma boa, já que muitas vezes leva-se peso extra, e isso pode comprometer o desempenho dos freios, especialmente em longas descidas em que o freio super-aquece e tem seu desempenho reduzido, muitas vezes o ciclista fica procurando pelo melhor freio do mundo, quando ele poderia apenas aumentar um pouco o diâmetro do rotor e ter um desempenho 30% melhor...

12- Ia me esquecendo! Controle de curso da suspa! As novas suspensões oferecem além da trava, o controle de curso da suspensão, em geral uma suspensão de curso máximo 100mm pode ser reduzido à 80mm, isso pode favorecer o comportamento da suspensão em situações de uso menos agressivo, como asfalto com poucos buracos. Também pode reduzir a perda de energia da pedalada para percursos longos em terra, com subidas.

http://www.ondepedalar.com/blog-pedal/591601-dicas-sobre-suspensao-de-bike.html


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