segunda-feira, 26 de março de 2012

Com a Palavra Um Especialista: 27,5??? Agora, pronto.

27,5??? Agora, pronto!

Mas é claro. O padrão é mais adequado. Disse Gary Fisher alguma vez, em algum lugar, que houvessem aros 29 à venda e ele teria usado-os como padrão desde o início.
Além disso, como todos sabem, vencida a inércia inicial, ninguém mais pega uma 29. Ótimo para nós, que vivemos de vencer corridas em estradões. Um teste da Specialized determinou que, em cada etapa do Cape Epic (6 horas de prova?) há um ganho de quase 7 minutos! Caraca! É imbatível, e fará uma enorme diferença para todos nós!
Porque comprar uma aro 26, com suas rodinhas mixurucas, que no máximo sobrem um pouco melhor e são um tantinho mais leves… não! A indústria testou, e determinou: 29 é o padrão do futuro! Além do mais, as aros 26 já estão quase fora do mercado, não é?  Os catálogos já tiraram muitos de seus modelos. As fábricas decidiram pelos consumidores.
Então é isso: 29 na cabeça! Mas, ops…
Eis que a indústria tem mais uma brilhante  idéia: e porque não um padrão intermediário? Vamos lançar as 27.5!
Não, não é brincadeira. Na verdade, nem é novidade. A Pirelli tem pneus 27,5 há anos, e as bikes mais antigas (Barra Circular, Barra Forte e outras) vinham equipadas com esses pneus (26+1 1/2=27,5). É um padrão extremamente popular na Europa, principalmente em bikes de cicloturismo.


Pneu Pirelli 27.5 (26 + 1,5)

Desde 2009 a Jamis testa seu modelo 650 (650B é o outro nome dos aros 27.5). Na Interbike 2011 o modelo foi reapresentado juntamente com a KHS XC 665 e está lá no site, para quem quiser ver, a HT SixFifty 606.



O argumento dos fabricantes chega a ser risível, de tão óbvio: o aro 650B tem menos resistência à rolagem que as 26 e pesa menos que as 29. E é?
Bom, mas que elas vão aparecer, isso é certo. A Rock Shox, Fox eDT Swiss já declararam estar trabalhando em modelos 650B. A Scott também está trabalhando num novo modelo de bike com esse padrão.


Olha a RS Revelation para aros 27.5!

E o rebuliço quem provocou foi mesmo a Scott. Não é que Nino Schurter, piloto da Scott-Swisspower, ganhou a 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB 2012? A bordo de uma Scott (claro). E rodando com aros 650B? É bem verdade que a realidade de pilotos profissionais de nível mundial é muito diferente da realidade da maioria dos ciclistas mundo afora. Eles podem escolher tamanho de quadros, full ou HT, 2 ou 3 coroas, diferentes combinações de cassetes, dependendo do circuito em que vão correr. Então, não é parâmetro, mas chamou a atenção.


Agora, vamos à questão: vale a pena trocar a sua boa e velha 26 por uma 27.5? Não sei. Acho que a mudança é pouca, você não é Nino Schurter e, se for para mudar, acho que é melhor considerar a 29 mesmo. Se você achar para vender.
Além disso… bom, com um pneu 2.35, uma aro 26 quase chega lá.



PATROCINADORES DO BLOG:

Então, comentem aí. A discussão promete ser boa, só depende de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário