sexta-feira, 12 de março de 2010

Como Escolher o Quadro Certo Para Seu Tamanho.

Como escolher o tamanho certo do quadro da sua Bike!

A perfeita interação entre ciclista e bicicleta é importante para um bom conforto e desempenho na hora de pedalar. Ter uma bike com o tamanho ideal para seu corpo ajuda a evitar dores, lesões e propicia maior segurança na prática do esporte. Para isso, é preciso levar em consideração o tamanho do quadro.


Existe um quadro ideal para cada tipo de pessoa. Uma medida desproporcional, além de prejudicar a estabilidade, pode provocar dores e problemas na coluna ao pedalar.


Para saber o tamanho ideal do quadro, um atleta não deve levar em consideração a sua estatura, pois o tamanho das pernas, braço e tronco variam de uma pessoa para outra, mas sim a altura de seu cavalo, que é a distância entre o calcanhar e a zona do períneo, região que fica em contato com o selim da bicicleta durante a pedalada.


Speed
Existem inúmeras fórmulas para determinar o tamanho ideal do quadro de uma bicicleta de estrada, e a mais utilizada é a criada pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que diz que a altura do cavalo multiplicada por 0,65 cm é igual ao número aproximado do quadro. Assim, uma pessoa que possui um cavalo de 81 cm, por exemplo, deverá se adaptar melhor a um quadro tamanho 52, pois 81 x 0,65 = 52,65.


Porém, é importante ficar atento, pois alguns fabricantes não produzem numeração de quadro impar. Nestes casos, deve-se optar por um número abaixo ou acima do determinado pelo resultado da fórmula, sempre de acordo com seu objetivo. Vale lembrar que uma bike menor é mais ágil para fazer manobras, enquanto uma maior é mais estável e confortável. Além disso, também é importante saber que não existe nada melhor do que pedalar para descobrir realmente qual é o tamanho ideal do quadro.


Você pode experimentar as bikes dos seus amigos e depois de provar várias, escolher igual a que se sentir melhor e mais confortável. Acho que não existe nada mais apropriado do que a experiência prática para saber exatamente qual é o tamanho certo de uma bicicleta para cada pessoa.


Mountain bike

A regra utilizada para determinar o tamanho correto do quadro de uma bike speed não se aplica às de MTB, pois, como a modalidade foi criada nos Estados Unidos, a maioria dos fabricantes adota a numeração em polegadas - unidade de medida padrão no país. Além disso, o quadro de uma mountain bike deve ser menor, para permitir maior agilidade nas trilhas.


A fórmula, neste caso, também é bastante simples. Basta saber a medida de seu cavalo, transformá-la de centímetros para polegadas e depois subtrair 14. O resultado será o tamanho apropriado do quadro. Se utilizarmos mais uma vez como exemplo um cavalo de 81 cm, a conta seria a seguinte: 81 / 2,54 = 31, 88. Então, 31,88 - 14 = 17,88. Assim, os números ideais do quadro seriam 17 ou 18.


Novas tendências

Muitos fabricantes já disponibilizaram no mercado bicicletas com o tamanho P, M, G e GG (como nas roupas), e a tendência é que os quadros diminuam cada vez mais, para reduzir o peso do conjunto. Assim, as mesas e os canotes dos selins devem aumentar para permitir um maior ajuste ao corpo dos ciclistas. Além disso, alguns modelos, principalmente os nacionais, possuem tamanho único, o que torna ainda mais importante “experimentar” o equipamento antes de adquiri-lo. Caso não se sinta seguro na hora da compra, procure um profissional especializado, ou tente consultar mais de uma loja.


Fonte: http://www.guarubikers.com.br/como-escolher-o-tamanho-do-quadro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário