terça-feira, 20 de agosto de 2013

Mossoró registra média superior a 30 vítimas de acidente de bicicleta por mês

 Ciclistas correm risco por falta de locais adequados para tráfego



Em média, mais de uma pessoa por dia dá entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) vítima de acidente de bicicleta. De janeiro a julho deste ano, 261 pessoas deram entrada no HRTM, o que significa uma média mensal de 37,29. No total de acidentes, o percentual de participação de bicicletas é de 6,31%, ocupando o terceiro lugar no ranking atrás somente de moto (73,66%) e de carro (10,94%).

Segundo o ciclista Alex Polary, que coordena um grupo que pratica a atividade, a responsabilidade é tanto dos ciclistas quanto dos motoristas. "Falta educação dos dois lados. Por esse motivo, acredito que seja de 50% a responsabilidade de cada um. É preciso uma campanha educativa para que a consciência desse público seja despertada", afirma.

Sobre a falta de ciclovias e ciclofaixas na cidade, Alex Polary explica que um projeto da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) visa resolver esse problema. "Algumas avenidas da cidade irão receber ciclovias e ciclofaixas de forma a incentivar a prática do esporte. Algumas placas já foram confeccionadas e nos próximos 30 dias já deveremos contar com algumas vias", esclarece.

No entanto, ele ressalta a necessidade de uma campanha educativa para os motoristas e ciclistas. "De nada irá adiantar implantar ciclovias e ciclofaixas se não houver uma campanha para que os ciclistas utilizem esses locais. Da mesma forma, os motoristas também precisam obter mais informações para respeitar os ciclistas", ressalta Alex Polary.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também dá dicas para que os ciclistas possam transitar com segurança. "Os ciclistas devem procurar andar sempre no acostamento. Quando não houver, andar o mais próximo possível do meio-fio e sempre no mesmo sentido dos carros. Eles devem se mostrar visíveis utilizando roupas refletivas, além do equipamento de segurança necessário. É muito importante também obedecer a sinalização", elenca o inspetor Aliathar Gibson, chefe da Delegacia da PRF em Mossoró.
Para o inspetor, também é necessário haver mais respeito por parte dos motoristas. "É evidente que os motoristas não respeitam. É preciso garantir a segurança dos ciclistas, inclusive manter distância de pelo menos 50 centímetros da bicicleta", acrescenta Aliathar Gibson.

Dicas de segurança para ciclistas

- Quando não houver ciclovia ou ciclofaixa ande próximo ao meio-fio, sempre do lado direito da pista. Em grupo, ande em fila indiana.
- Conduza o passageiro na garupa ou assento especial a ele destinado.
- Não pegue carona em veículos em movimento buscando poupar pedaladas. Evite colisões e freadas bruscas.
- Faça de tudo para ser visto. Sinalize com as mãos as suas manobras e sua direção. Olhe para os dois lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única.
- Lembre-se dos seus equipamentos de segurança, principalmente em dias chuvosos e à noite.
- Segure o guidom com as duas mãos; não faça malabarismos. Procure andar em linha reta. Evite mudanças bruscas de direção, pois assusta quem vem atrás.
- Nunca ande na contramão. Cuidado ao entrar à esquerda. Se preciso, vá até a calçada e atravesse como pedestre, empurrando a bicicleta.
- Cuidado com veículos estacionados, pois alguém pode abrir a porta repentinamente.
- Entre devagar em uma curva e evite frear. Lembre-se: podem aparecer poças d'água, manchas de óleo, areia e buracos.
- Quando transitar por calçadas, porte-se como pedestre: ande empurrando a bicicleta.
- Evite andar por avenidas movimentadas; quando o fizer, procure ver e ser visto. O melhor caminho para as bicicletas é a ciclovia ou ciclofaixa.
- Não transporte cargas pesadas demais, pois comprometem o seu equilíbrio.
- Atenção extra aos cruzamentos. Fique de olho na intenção dos veículos e pedestres. Na dúvida, atravesse na faixa de pedestre, empurrando a bicicleta.
- Cuidado ao passar pelas paradas de ônibus e de táxis, verifique se eles se aproximam, aguarde até que possa prosseguir com segurança.
- Não circule com aparelhos eletrônicos plugados aos seus ouvidos: você estará perdendo um dos sentidos fundamentais à sua atenção.
- Respeite os pedestres. As leis de trânsito devem ser seguidas. Todos somos pedestres. Ao respeitá-los, você estará respeitando a si mesmo.
- Se beber, não pedale. Bebida não combina com direção segura.
- Ao estacionar sua bicicleta, prenda com cadeado e escolha um local apropriado. Dê preferência a lugares movimentados e comerciais. Assim mais pessoas olharão pela sua bicicleta.
- Esteja atento à poluição. Respire pelo nariz e não pela boca. Nos semáforos, procure ficar à frente dos veículos motorizados e nunca atrás de seus escapamentos.
- Mantenha seus pneus calibrados e cheios. Não ande com pneus murchos.
- Evite os horários mais ensolarados do dia. Insolação não manda aviso e pode colocar você em uma situação de risco de repente.
- Porte sempre documentos pessoais, inclusive com indicação de problemas de saúde, caso existam.
- Trace um roteiro mental prévio da sua viagem. Assim, você evita situações imprevistas.
- Para passeios ou viagens mais longas, não esqueça o cantil ou a garrafinha de água.
- Evite o horário do pôr do sol (final da tarde). Nessa hora acontece o fenômeno lusco-fusco (penumbra), que costuma desorientar visualmente as pessoas, provocando acidentes.






PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário