Uso de bicicletas no Rio aumenta 84,9% em oito anos.
A Região Metropolitana do Rio de Janeiro registrou um aumento de 84,9% no uso de bicicletas, nos últimos oito anos, passando de 649 mil viagens por dia, em 2004, para estimados 1,2 milhão de trajetos diários, em 2012.
A conclusão é da ONG Transporte Ativo, que estima que o deslocamento por bicicletas hoje na região alcance cerca de 5% do total, em comparação a outros meios de transporte.
Programa estadual completa seis anos
Os dados da ONG, parceira da Secretaria de Transportes, mostram que o programa Rio – Estado da Bicicleta, do Governo do Estado, está no caminho certo. Completando seis anos de existência, o projeto criado pela secretaria estimula o uso de bicicletas, através da promoção de ações educacionais e de eventos, além da construção de bicicletários e do planejamento de ciclovias.
Para incentivar as pedaladas, o programa já inaugurou 18 bicicletários na Região Metropolitana do estado, somando 4.502 vagas. Muitos deles são em estações de trem, barcas ou metrô. Também estão sendo desenvolvidos, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, projetos de ciclovias para seis diferentes municípios: Rio, Niterói, Maricá, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda.
– O programa tem como uma de suas premissas atingir, através da bicicleta, 10% de mobilidade urbana no Estado do Rio, até 2016 – disse o secretário de Transportes, Julio Lopes.
Ações educativas
Para garantir a educação dos jovens em relação aos ciclistas no trânsito, o Rio – Estado da Bicicleta tem uma parceria com a Secretaria da Educação: o projeto Pedalando nas Escolas, através do qual estudantes da rede estadual recebem instruções e desenvolvem projetos relativos ao tema, o que inclui palestras e o sorteio de bicicletas.
Leis de trânsito para ciclistas
– Queremos que as pessoas incorporem a bicicleta como meio de transporte suplementar – afirmou o coordenador do programa, Mauro Tavares, destacando que já foram distribuídos 20 mil adesivos e 300 busdoors, com leis de trânsito relativas aos ciclistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário