terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dica da Militar Bike: Pedal de encaixe - usar ou não?

Esse é um passo importante... ou melhor, uma pedalada importante. Pedalar clipado é a linha que separa os "ciclistas" dos Ciclistas. E por que?
Bom, para o ciclista que pedala com o pé solto, o único movimento possível é o de empurrar o pedal para baixo com um pé, até a posição mais baixa do pedal. Nesse momento, a outra perna passa a empurrar o pedal oposto. Com isso, a pedalada tem apenas uma parte da eficiência possível.

Isso porque com o pedal de encaixe (nome correto do que chamamos "pedal clip") o movimento é contínuo, ou seja, enquanto um pé está empurrando um pedal o outro pé está puxando o outro pedal para cima. Alguns artigos estimam em mais de 30% no ganho de pedalada.



E é fácil comprovar isso: pedalando clipado, você pode fazer só o movimento de compressão dos pedais durante uns minutos. Ao fazer o movimento completo, o aumento de velocidade é imediato.
Além disso, após estar acostumado (em poucas pedaladas), a sensação de segurança aumenta muito, ao contrário do que se possa pensar.
Um medo comum de quem nunca pedalou clipado é de não conseguir desclipar num momento de aperto... para que esse medo desapareça, é importante conhecer a anatomia do pedal de encaixe.

Pedal de encaixe Shimano M540
O pedal de encaixe tem, de cada um dos seus lados, presilhas que funcionam sob a ação de molas. No solado da sapatilha existe uma peça, chamada taco, que encaixa nestas presilhas quando o ciclista pisa sobre elas.

Tacos Shimano




A força com que estas presilhas prendem os tacos é regulável. Nos pedais Shimano como o mostrado acima, há um pequeno parafuso allen que, girado no sentido horário, faz com que a presilha prenda o taco com mais força e no sentido anti-horário tenha o encaixe facilitado. Logicamente recomenda-se que o iniciante coloque a regulagem no mínimo (com o parafuso todo distorcido) pois assim fica mais fácil clipar e desclipar. O único problema nessa situação é que o pé pode soltar durante a pedalada. Se isso acontecer frequentemente é só dar uma apertadinha (um click) no parafuso. Nestes pedais a regulagem vai de 1 a 10 clicks.

Parafuso de regulagem no pedal de encaixe Shimano M520

Bem, para clipar é só pisar no pedal. E para desclipar? Também é facílimo - basta girar o calcanhar para fora e o pedal desclipa. É um movimento fácil e suave que com pouco treino torna-se automático. O cuidado maior é não parar a bike sem desclipar antes - principalmente nas primeiras vezes, pois neste caso o tombo é certo. Também cuidar para não desclipar o pé esquerdo e inclinar a bike (parada) para a direita e vice-versa... parece brincadeira, mas acontece.

Já diz o velho ditado: "uma imagem vale por mil palavras". Então vamos ver um excelente vídeo da Schwinn sobre como usar um pedal de encaixe. É em inglês, mas dá para entender só vendo.



Existem inúmeras marcas de pedais de encaixe. Vamos mostrar aqui 3 bem populares (não no sentido de barato, mas de muito usado). Quando você compra os pedais os tacos vem junto com eles (pois pedais diferentes podem ter sistemas de encaixe diferentes; ou seja, o pedal deve ter um taco correspondente ao sistema usado. Os tacos tem de ser instalados nas sapatilhas (a maioria dos tacos serve em quase todas as sapatilhas).

Pedal Shimano M770
Os pedais Shimano (SPD) tem grande aceitação porque são os mais baratos (que funcionam!) disponíveis no mercado. Tem a grande vantagem de serem considerados for life, ou seja, pedais para toda a vida, pois diz a lenda que não quebram. O sistema de regulagens dele facilita bastante o inciante clipar e desclipar.
Pedal Egg Beater
Os Egg Beaters são pedais considerados um nível acima dos Shimano SPD. A facilidade de encaixe é óbvia, e têm a vantagem de nunca juntar lama, o que eventualmente prejudicaria a clipagem. Além disso eles tem 4 pontos de clipagem, e os Shimano (e Exustar, vistos abaixo) apenas dois, então em qualquer posição a clipagem é rápida. No entanto eles são mais caros, e os modelos de entrada (mais caros que os Shimano) tradicionalmente apresentam folga depois de algum tempo, exigindo a substituição de um reparo. Os tacos, que são de latão (os Shimano são de aço) também se gastam precocemente.
Pedal Exustar
O Exustar é um pedal top de linha, como os Egg Beaters, muito leves, e que usam os tacos Shimano, por seguirem o padrão SPD. Também são mais caros do que os Shimano, mas tem uma legião fiel de seguidores.

Por falar em preço, o pedal de encaixe é um investimento razoável, pois além dos próprios (que vêm com os tacos) há o gasto com a sapatilha (que deve ser própria para MTB, no nosso caso. As de estradas tem o solado liso, e não são adequadas às trilhas). Um conjunto mais barato são dos pedais Shimano M520 (tidos como indestrutíveis) e sapatilhas Shimano M086 ou similares. 

Sapatilha Shimano com fecho em velcro
Sapatilha Shimano com velcro e cadarço

Sapatilha Shimano com velcro modelo M160

Sapatilha Specialized S-Works com solado de carbono. Caríssima, mas um sonho de consumo.
Lembre de comprar um número maior do que o que você normalmente calça, pois os pés tendem a inchar em longos pedais, deixando-as apertadas. Lembre também que muitas vezes a numeração informada é a européia, menor que a nossa, então quem calça 40 (no Brasil) usaria uma sapatilha 42 (na numeração européia). Há ainda os modelos de cadarço e velcro. Eu prefiro os últimos, para não haver o perigo do cadarço enroscar no pedivela e me fazer beijar o chão, mas tem muita gente que prefere o contrário, porque diz que o velcro estraga mais rápido.

Ao comprar a sapatilha é preciso instalar os tacos que vieram junto com o pedal que você comprou. O melhor é que você peça a um profissional experiente para instalá-los (geralmente na loja onde você comprou os pedais). A instalação de tacos na posição incorreta pode causar dores no tornozelo, joelhos, quadril ou dormência nos pés. Mas, se você é do tipo "faça você mesmo", também não há mistério algum. Há vários sites na web ensinando a instalar os tacos corretamente.

Não vou garantir que você não vai ter um acesso de leseira e cair com o pedal. Pode acontecer (que seja na areia, pelo menos). Mas se o pedal estiver regulado direitinho e se você treinar um pouco antes de sair, pedalando com atenção, vai ser tranquilo. Eu, particularmente, nunca caí (por causa do pedal de encaixe). Não tenha medo também de, no caso de uma queda, você ficar enganchado no pedal, rolando ribanceira abaixo com sua bike agarrada nos pés. No caso de uma queda esse será o menor dos seus problemas - a tendência é o pé desclipar do pedal automaticamente.

Resumindo, não tenha medo... faça esse up, lembrando que não é só um up na sua bike... é um up no seu pedal e na sua segurança como ciclista.


Read more: http://dalamaaocaos2010.blogspot.com/2011/03/pedalar-clipado.html#ixzz1d8ciu3RQ

PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário