terça-feira, 26 de julho de 2011

Cadel Evans vence a Volta a França 2011

Cadel Evans conseguiu terminar em segurança a última etapa e manteve, como seria expectável, a sua vantagem de 1m34 para Andy Schleck, da Leopard Trek, tornando-se o primeiro ciclista não europeu ou norte-americano a ganhar a Volta a França. Os irmãos Schleck fizeram também a sua história, subindo os dois ao pódio, com Andy na segunda posição e Fränk a encerrar o pódio na terceira.


Tal como é costume, a etapa de consagração fez-se a um ritmo de passeio desde o inicio, onde os vários vencedores recebiam os parabéns dos outros ciclistas e de vários elementos da organização. Mas mal a Torre Eifel ficou visivel, a corrida começou a um ritmo louco.


Antes de se formar a fuga do dia, Rui Costa ainda tentou fugir em solitário, tendo todo o destaque por alguns minutos. Depois dessa tentativa, formou-se a fuga do dia, constituída por seis homens, entre eles o português Sérgio Paulinho, da RadioShack. Apesar de terem conseguindo manter-se na frente durante várias voltas nos Champs-Élysées, a fuga acabou por ser neutralizada já dentro da última volta, com a HTC e a Lampre a unirem esforços para uma chegada ao sprint, que acabou por ser vencida por Mark Cavendish.


Com esta vitória, Mark Cavendish conseguiu manter a camisola verde com uma grande vantagem, conquistando pela primeira vez a Classificação por pontos, depois de por três vezes consecutivas perder por poucos pontos esta camisola. Para além dessa conquista, o britânico conta agora com 20 vitórias no seu currículo da Volta a França, e cinco só nesta edição do Tour.


Samuel Sanchez, da Euskaltel-Euskadi, foi coroado como o Rei da Montanha enquanto o jovem francês da Europcar Pierre Rolland conseguiu conquistar a camisola branca, símbolo do melhor jovem. A Garmin-Cervelo conseguiu manter a liderança por equipas.


Mas Cadel Evans é o homem que mais merece o destaque. Depois de dois segundos lugares em Paris e de um reinado de muitos anos de azares durante a Volta a França, o ciclista australiano finalmente conseguiu contrariar a tendência ao conquistar a Volta a França, a mais importante e desejada vitória da sua carreira.



PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário