terça-feira, 2 de julho de 2013

PEDALADA SUSTENTÁVEL: Bicicletas que geram energia já estão à venda no Brasil; produto pode fornecer energia para notebooks, TVs e som.

A geração de energia a partir do movimento efetuado durante pedaladas não é mais uma novidade. A boa notícia é que a inovação tecnológica já está sendo comercializada no Brasil. Há aproximadamente um mês, um conjunto composto por um gerador de energia acoplado a um suporte para bicicleta, que funciona como uma bike estática, é vendido no portal Mercado Livre por cerca de R$ 1,8 mil.

O produto, batizado de Pedal Sustentável, foi idealizado pelo professor José Carlos Armelin, que é engenheiro, músico e cicloativista. Para unir suas paixões, o baterista da banda CO2 Zero desenvolveu a tecnologia para atender às necessidades energéticas durante os shows do grupo.

A banda de pop rock possui músicas que falam sobre o meio ambiente e a importância de pequenos gestos sustentáveis. Além disso, eles incentivam o público a pedalar durante os shows para gerar a energia consumida nas apresentações. “Toda a energia do nosso som é gerada por bicicletas. As pessoas vão pedalando para fornecer energia para os instrumentos. Se eles param de pedalar, acontece um black out na banda, mas isso faz parte do charme da apresentação“, explica o professor ao portal MPE Estadão.

O Pedal Sustentável também é utilizado para praticar atividades físicas e pode fornecer energia a notebooks, TV e som.



Entenda como funciona

Segundo o idealizador do produto, todo projeto de energização respeita a NBR 5410 – norma que estabelece as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. A capacidade de produção de energia elétrica do produto vai depender da pessoa que estiver pedalando, se é iniciante, esportista ou atleta.

-Iniciantes: Pessoas que levam vida sedentária são capazes de produzir até 50 watts/hora de energia elétrica, ideal para alimentar simultaneamente um notebook de 14″ e recarregar baterias de celulares, ipod e câmera de vídeo;

-Esportistas: Aquelas que praticam atividades físicas frequentemente são capazes de produzir até 150 watts/hora de energia elétrica, ideal para alimentar uma TV 32″ LCD/LED e um aparelho de som simultaneamente;

-Atletas: Pessoas que vivem de competições esportivas são capazes de produzir até 250 watts/hora de energia elétrica. Com esta energia os atletas poderão se refrescar por meio de ventiladores ou fazer sucos em liquidificadores, ou ainda acumular energia elétrica para iluminar o local da competição.

(Fonte: EcoD)

PATROCINADORES DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário